Para quem estiver programando uma visita na Sicilia, pode ser uma boa idéia dedicar um dia a Riserva Naturale Orientata dello Zingaro. Este é um daqueles lugares “uau”, assim que você está chegando na praia e vê aquele panorama maravilhoso já sente um ar de felicidade que te contagia. Estive no Zingaro diversas vezes e o melhor período para visitar é entre maio e início de julho ou em setembro. Em agosto existe uma super lotação e a sensação de liberdade e alegria se transforma em caos.

Uma praia pequena, de água transparente e cristalina na Sicília
A primeira praia do Zingaro: pequena,  água transparente e cristalina na Sicília

Um paraíso na Sicília

A Riserva dello Zingaro (a tradução literal seria Reserva do Cigano) fica entre San Vito Lo Capo e Castellamare del Golfo. Para entrar na reserva é preciso pagar um ingresso de 3 euros por adulto e 2 euros para crianças de até 14 anos (para tarifas especiais confira aqui). Assim que você entrar na reserva é preciso caminhar alguns quilômetros para chegar até as praias.

A trilha para chegar até as praias
Vista da trilha para chegar até as praias

As praias são imersas na natureza e não existem lojinhas, por isso é fundamental que você leve algumas garrafas de água, um eventual sanduíche e toalhas. Um pequeno truque: no dia anterior, coloque as garrafas de água de plástico no congelador assim quando você chegar na praia, vai poder beber água fresquinha mesmo sob um sol de 40 graus.

sicilia_zingaro_08
O túnel: passagem obrigatória para quem vem de Castellammare del Golfo

A primeira praia fica a cerca 15 minutos de caminhada. Lembro que chegamos por volta das 11 da manhã no final de junho. Fazia um calor de matar e começamos a caminhar. Nos deparamos com um pequeno túnel – como você pode conferir na foto acima – que foi o único momento de sombra do trajeto.

Chegando na primeira praia da Reserva
Chegando na primeira praia da Reserva

Agora imagine a sensação: você suado, carregando uma bolsa pesada com 3 litros de água, e avista uma praia com um mar transparente em diversas tonalidades de azul. Vem aquela dúvida: você não sabe se começa a fotografar, se se joga no mar lá de cima mesmo ou se começa a pular de alegria.  Foi mais ou menos essa a sensação da minha primeira vez no Zingaro. Mas invés de ficar falando vamos as fotos:

O mar da Sicília é um dos mais incríveis da Itália
O mar da Sicília é um dos mais incríveis da Itália
Água em diversas tonalidades de azul
Água em diversas tonalidades de azul
sicilia_zingaro_06
A praia era de pedrinhas, e não de areia

Para quem vem de carro de Castellamare del Golfo, antes de entrar na reserva existe um estacionamento não muito grande. Por via das dúvidas é melhor chegar cedo. Abaixo tem mapinha pra vocês:

Visualizza Riserva dello Zingaro, Sicilia in una mappa di dimensioni maggiori

Se você está na região, vale a pena visitar também a área arqueológica de Segesta, o burgo de Erice, além de outras cidades de praia como Scopello, Castellammare del Golfo (que também pode ser uma boa base para explorar a região) e San Vito Lo Capo.  Não esqueça de conferir o nosso site Hospedagem na Itália, com dicas para você encontrar seu hotel ou apartamento na Sicília.

Existe uma versão em italiano deste artigo no meu outro blog Sicilia Mare.

 

8 COMENTÁRIOS

  1. Olá,

    Gostei muito. Sou bióloga e tenho interesse de ir à Itália para conhecer o lado natural deste país. Peço que poste, sempre que possível, lugares naturais. Agradeço.
    Parabéns pelo Blog.

  2. @Camila
    Fico contente que tenha gostado. Obrigada pela mensagem!

    @Kassiane
    Pode deixar que vou abrir espaço para mais lugares de natureza incrível aqui na Italia. Até a próxima!

  3. Amo a Reserva dello Zingaro, mar lìmpido, voce toma banho com os peixes em torno, è de um sossego maravilhoso,vale a pena conhecer.

Comments are closed.