Você perdeu a carteira com seus documentos e agora? Leia o artigo para saber o que fazer em caso de perda de documentos na Italia.

perda de documentos na Italia

Se você perde um documento no Brasil deve fazer um Boletim de Ocorrência, o famoso BO. Na Italia é a mesma coisa: é necessário declarar a perda dos documentos em um dos postos de Carabinieri, de preferência levando com você algum outro documento ou a cópia do documento que você perdeu.

Ache o posto de Carabinieri mais próximo a você aqui

Por que é importante declarar a perda / roubo de um documento?

Quando você declara a perda de um documento ou roubo (em italiano se diz “denuncia dello smarrimento dei documenti o furto”) você comunica oficialmente que não está mais em possesso dos documentos em caso de uso indevido no futuro por parte de criminosos.

Para emitir novamente o documento perdido na Italia geralmente é solicitada a cópia da “denuncia dello smarrimento dei documenti” que o Carabinieri te entrega no momento da sua declaração.

Além disso, pode ser útil declarar roubo também de objetos de valor para poder ser indenizado pela sua companhia de seguros (caso você tenha feito um seguro).

Minha experiência sobre perda de documentos na Italia

Em 2008 eu perdi minha carteira de motorista italiana. Estava distraída fazendo compras em um outlet na Italia e perdi tanto a máquina fotográfica quanto a carteira de motorista.

Voltei para casa, almocei e fui até o Carabinieri declarar a perda do documento. Estava tudo tranquilo, sem filas ou tumulto. Era o mês de agosto, que é considerado período de férias na Italia. Para fazer a “denuncia” apresentei a minha carteira de identidade italiana (mas poderia ter sido passaporte), expliquei o acontecido e peguei um recibo da minha declaração. Faltaram duas fotos para pedir a segunda via da carteira de motorista que depois levei novamente ao Carabinieri e recebi um permesso provvisorio para dirigir até a chegada da nova carteira de motoristas.

Leia também: Os tipos de carteira de motorista na Italia

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorChega nas lojas o concorrente do EEEPC: Acer Aspire One
Próximo artigoBrasil: o pais do futuro
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite, ou bom dia! Espero que tenha lindos dias!
    Quero agradecer por tanta informação, foi realmente, maravilhoso ter "encontrado" você.
    Agora, vou te dizer coisas que talvez, te levem a pensar que sou louca ou coisa parecida!
    Tenho 60 anos, sou solteira, sem filhos, e vivo sozinha em uma casa, que cuido sozinha, lavo, passo, cozinho e ainda faço toda a limpeza da casa. Estou prestes a me aposentar, ainda trabalho como Motorista de Transporte Escolar (há
    27 anos).E….quero me mudar para a Itália e viver por aí, pelo menos 2 anos (se aguentar)e tenho quase certeza q vou ficar mesmo.
    Quero trabalhar e posso ter as seguintes atividades: motorista – em várias categorias –
    digitadora, babá, governanta de uma família, cuidadora de pessoas idosas e ao mesmo tempo motorista dessa pessoa ou da família.
    Tenho dupla cidadania, boa saúde, excelente disposição, levanto-me todos os dias às 5 da manhã e dou aquele duro,
    Tenho certeza que encontrarei uma família que me
    aceite para eu trabalhar e morar com eles.
    Convém dizer que atualmente transporto crianças com deficiência física.
    Enfim, o que acha? Como poderei começar a procurar trabalho por aí?
    Poderia, por favor, me ajudar orientando-me?
    Agradeço toda a sua atenção!
    Ivone
    por aí,

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here