Como você vai perceber ao pisar em solo europeu, os sinais de trânsito diferem um pouco daqueles que conhecemos no Brasil. Não significa que é impossível dirigir aqui, mas resolvi dar algumas dicas sobre as leis de trânsito italianas.


Estradas
Existem as estradas rápidas, com várias pistas, chamadas AUTOSTRADA. Quando você vê a indicação para ir a uma cidade em uma placa de fundo verde, deve saber que a cor verde significa que você chegará tal destino através de uma autostrada. Ao entrar na Autostrada você passa em uma cabine de pedágio onde pega um ticket. Quando for sair da Autostrada terá uma outra cabine onde você entrega o ticket, que calculará quanto você deve pagar em base a quilometragem percorrida.

Já se o nome da cidade onde você quiser ir estiver em uma placa de fundo azul isso indica que você pegará uma estrada extraurbana que podem ser statali, regionali, provinciali e comunali. Elas são gratuitas e tem um limite de velocidade bem menor do que as autostrada. Valem a pena quando não é a pressa de chegar ao destino que importa, mas sim o apreciar a paisagem. A Toscana é famosa por suas estradinhas charmosas que ligam destinos como Lucca, San Gimignano, Siena, Pisa, Chianti, etc…

Radares
Recomendo dirigir com muita atençao a uma espécie de cabine cinza na lateral direita das estradas. Respeite o limite de velocidade, que pode variar (para menos) antes de curvas ou trechos em obras: é provável que lá esteja o radar, esperando para tirar o seu dinheirinho. As multas por excesso de velocidade são salgadíssimas e podem chegar a mais de 500 euros e levar muitos pontos da patente, caso você já tenha a patente italiana.



A preferência
O símbolo de dar preferência é um triângulo. Dentro desse triângulo podem ter vários desenhos. Se tiver um X, por exemplo, indica que a frente existe um cruzamento e que vale a regra geral de dar a preferência para os carros à direita. Já nas rotatórias, por exemplo, em geral você deve dar a preferência para quem já está na rotatória, ao contrário do que acontece no Brasil. Em caso de dúvida, dirija devagar e com o som do carro em volume baixo. Assim pelo menos você escutará a seção buzina que vai tomar quando entrar errado e evitará acidentes…

15 COMENTÁRIOS

  1. Perfeito o post, apenas um detalhe, no Brasil a preferencia também é de quem esta nas rotatorias.
    Me lembro de Maringa onde morava, é cheia de rotatorias, era um show conseguir entrar em uma.. ahahahha

    Rodrigo Fante

  2. Em São Paulo me lembro que quando eu vinha da avenida ou rua preferencial entrava direto nas rotatórias e eram os carros que já estavam nela que diminuiam a velocidade ou no caso de ruas secundarias, que esperavam a vez…

  3. acho q na italia nao tem nenhuma regis bittencourt ne? conhecida como estrada da morte..viva noiz!

  4. Boas dicas estou pensando em “descer” a Itália de carro! Bom saber essas coisas. Principalmente dos radares e pedágios.

    Ah, conheço o Fotosalada faz tempo e me divirto com as confusões e flagrantes dos fotógrafos.

    Abs!

  5. Muito interessante essa informação, e já no embalo eu gostaria de saber, como funciona a carteira de motorista na itália? Tem que se fazer algum tipo de auto-escola?

    E a carteira de motos? Vale a pena eu deixar para aprender a andar de moto ai ou aqui no brasil, que anda custando 600 reais com as aulas?
    [parece-me que é vantajoso ter uma moto na italia]

    Abraços,

  6. Ai voce esta falando de um tipo de avenida que nao tem aqui, aqui na Italia nao existem vias rapidas dentro da cidade por falta de espaço, em vias rapidas, realmente a preferencia é de quem esta na dita.
    Querer comparar as cidades pequenas daqui com metropole nao da né.
    Eu comparei com a minha cidade no Brasil, Maringa, que tem quase uns 400mil hab. no estilo de Firenze.

    Rodrigo Fante

  7. Rodrigo, do que você está falando que eu não estou entendendo! O exemplo que eu dei acima de andar direto na rotatória e os outros esperarem é em uma ruazinha de bairro normalíssima de São Paulo. Enquanto aqui na Italia você pode estar em uma rotatória muito maior e não pode entrar direto, mesmo que esteja na rua mais importante. Antes de entrar na rotatória na Italia tem que dar a preferência para quem já está nela. Não é igual ao Brasil. Você dirige aqui, tem certeza?

  8. Oi!
    Euueria fazer uma viagem Roma e Toscana e pensei em alugar um carro. Mas considerando que fará um ano que estou na Itália, sem dirigir, vc acha que será tranquilo? Sabe mais ou menos como é a situação dessas estradas? Aliás, o que preciso para dirigir aqui, além da minha abilitação brasileira?
    Valeu,

  9. As rodovias da Italia, além do asfalto perfeito, os motoristas é que te dao passagem. No Brasil é um tal de cortar de qualquer jeito que até pela direita ja cortaram meu pai (e quase acontece um acidente na via Dutra). Até meu namorado ficou com medo das estradas de la 😀

  10. @Juliana
    Bem, o assunto dirigir na Italia é relativo. Vai para Napoli. Dá até medo, lá não existem regras é um Deus nos acuda! rs.

    Seu namorado é do norte, imagino?

    Aliás onde você mora mesmo aqui na Italia?

  11. Gostaria de saber se no caso de turistas a carta de moto brasileira é aceita normalmente na Itália. E moto paga pedágio ?

  12. @Moises,
    A carteira de motorista para carro ou moto funcionam da mesma forma.
    Moto paga pedagio, mas tem que ter mais de 150cc se não nem entra na Autostrada.
    Existem estradas “gratis”, sao as estradas menores regionais e podem ser mais interessantes porque tem uma vista melhor e você pode ir parando na beira das cidadezinhas…

  13. Definitivamente tem gente que não fez auto escola. No Brasil, a preferência é SEMPRE de quem já está na rotatória. Não importa se a via é mais ou menos importante. Só existe ressalva à esta regra se houver sinalização indicando o contrário nas vias.
    Abs,
    tvd.

  14. É verdade, a preferencia sempre é de quem estar na rotatoria aqui no BRASIL, agora eu te pergunto, QUAL PROBLEMA SER DO NORTE?

  15. È verdade, aqui em Recife, há rotátórias em que voce que está nela, tem que aguardar a vez de sair dela pode? Embora, eu sempre aprendi que a preferencia é de quem está na rotatória. Mas,……

Comments are closed.