A Festa de São João esse ano foi bem diferente para mim, pois apesar de eu ser paulistana, vivo e moro em Salvador. E se tem uma festa que é tão ou mais importante para o Baiano que o Carnaval, certamente é a Festa de São João!
Durante o dia não fiz nada de especial, para dizer a verdade eu nem me lembrava que era o tal 24 de Junho, rs! Foi quando iniciou a noite e subitamente me recordei e me dei conta do que estaria fazendo se estivesse no Brasil. Junto veio a inquietação e a vontade de fazer algo, mas o que fazer, aonde “festejar”?
Como eu já estava com a idéia de conhecer Ostuni, pensei : Porque não? Mesmo sabendo que o indicado seria ir durante o dia. Pé na estrada!
Ostuni fica na Região da Apúlia (em italiano Puglia), faz parte da Província de Brindisi e é conhecida como a “Città Bianca”, devido a cor de suas casas em cal vivo.

Casas Brancas em cal vivo

A cidade é uma graça e felizmente é bela e encantadora a qualquer hora. Para a minha sorte esta festa é bastante movimentada com diversas apresentações culturais.

“Guglia di Sant’oronzo” com a “Piazza della Libertà” e o “Palazzo del Comune ao fundo”
Dança típica

Uma das coisas interessantes em Ostuni é que não existe uma direção obrigatória ou um percurso correto a seguir. Você faz a sua rota de acordo com as ruazinhas que escolhe em seguir. É como um labirinto de ruas estreitas, becos, subidas e descidas.

A cidade é como um labirinto

Você nunca sabe o que vai encontrar, pois essas vielas reservam boas surpresas, desde pequenos restaurantes a bares super sofisticados.

Nada de Licor ou “Quentão”. Com o calor que está fazendo por aqui é preciso algo refrescante. Um brinde a São João!!!

——
Escrito por Savia Gonçalves. Savia é brasileira: paulistana de nascença e baiana de coração. Veio à Itália pela primeira vez há um ano e se apaixonou tanto pelo país que essa é a segunda vez que vem só em 2011! Pretende e planeja morar por aqui mesmo com toda a dificuldade de conseguir um “permesso” já que não tem direito à Cidadania.

5 COMENTÁRIOS

  1. Ola, adorei a materia nossa que lugarejo lindo, gostaria de visitar estou na italia ha um ano e meio, vim de ferias e resolvi prolongar faço badante e baby sitter, devo ir ao Brasil em setembro mas volto pra morar me apaixonei, mesmo amando o Brasil, sim sou de alagoas regiao nordeste e o nosso sao joao e quente viu rsssssss bjs amei esse documentario. ciao.

  2. Olá Maria!
    Que bom que gostou. Eu tb vim pra cá pela primeira vez no ano passado de férias…..me apaixonei!
    Estou programando de vir definitivamente ou pelo menos por um periodo longo, mas a questão do Permesso esta bem difícil de conseguir, pois como não tenho Cidadania, dependo do tal Decreto Flussi, enfim.
    Mas não perco as esperanças e por enquanto vou fazendo assim, a cada 90 dias sempre dou um jeitinho de vir.
    Bjs.

  3. Nossa como deve ser lindo a itália, imagino como vcs estão curtindo esse pais lindo, ainda irei conhecer pessoalmente, e quando for aviso ok, abraços fraternos emuita Luz para vcs ai.
    Vanderlei

  4. Savia , que lindo!!!! eu e meu marido estivemos em Roma ano passado e me apaixonei!!! ele é filho de Italianos e eu bisneta. Nossa proxima viagem é ir para esses lugarejos . Fale pra mim onde fica esse lugar, perto que de cidade maior . Estou curiosa? e Parabéns!!! Lindo!!
    Rita

  5. Ola

    Adorei sua materia! Nao desista porque nao e impossivel ter o permesso. Torço por voce!!
    Moro na Italia ha 4 anos e adoro!!
    Lilian

Comments are closed.