Cada região italiana é conhecida por um tempero especial e seus pratos típicos. Quando você for para a Liguria não deixe de experimentar o verdadeiro Pesto alla Genovese. Mas afinal, o que é exatamente esse pesto? Trata-se de um molho frio usado principalmente para acompanhar massas cujo ingrediente principal é o “basilico” (manjericão).

Receita do pesto alla genovese

Abaixo é possível acompanhar o preparo do molho pesto por um chef italiano.

A receita original:

Ingredientes:

1 dente de alho
1 maço grande de manjericão italiano de folha larga
2 colheres (sopa) de queijo Pecorino ralado fino
2 colheres (sopa) de queijo Parmigiano Reggiano ralado fino
1 colher (sopa) de pinoli
azeite extra-virgem de oliva
sal grosso marinho

Como preparar:

Coloque o alho e uma pitada de sal no pilão e soque até formar uma pasta grossa. É importante que o socador não amasse os ingredientes no fundo do pilão, mas faça movimentos circulares, esfregando os ingredientes contra as laterais da tigela.
Separe as folhas do manjericão dos talos, lave, seque bem e junte ao pilão, amassando-as devagar até que formem uma polpa verde intensa.
Junte os pinoli e o queijo, esmagando e incorporando bem, e depois o azeite, pouco a pouco. Experimente e ajuste o queijo e o azeite a seu gosto.

Observação: no Brasil muita gente troca o pinoli por ingredientes locais como a castanha do Pará. E você, já preparou o pesto? Qual a sua receita?

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi Bárbara…
    Que delícia de receita hein, já me deu água na boca.

    Fiquei muito feliz em ver meu blog na sua lista de parceiros, obrigada pela força.

    Bacio!

  2. Oi Barbara!
    Tudo bem? Gostei muito da receita, maravilhosa.
    Estou estudando gastronomia na Faculdade Estácio de Sá, aquí no Rio de Janeiro e termino no final de 2012.
    Gostaria de saber de voce, que mora aí na Itália, se é muito difícil conseguir um estágio num bom restaurante, pois não falo italiano, mas gosto muito de cozinhar e tenho muita disposição, apesar dos meus 60 anos.Gostaria de conhecer e trabalhar pelo ao menos uns 6 meses nesse país maravilhoso e de pessoas especiais, brasileiros e italianos se dão muito bem..
    Um grande abraço e muitas felicidadades.

  3. Olá Jorge Luiz

    Neste momento conseguir um emprego na Italia não é coisa fácil, especialmente um estágio para uma pessoa de 60 anos (não saberia dizer se é permitido pela lei).

    No entanto, como o seu caso parece ser mais de curiosidade, bastaria contactar donos de restaurantes e pedir para experimentar alguns dias na cozinha com eles.

    Uma outra opção seria se informar sobre cursos de italiano na Italia que incluem provas práticas em um restaurante de verdade. Para quem não conhece ninguém esse me parece o caminho melhor.

    Eu sugiro que você comece a estudar italiano, porque pode ajudar muito. Embora a gente ache que as linguas são parecidas, acontecem muitos mal entendidos (um leitor acabou de escrever dizendo que foi maltratado em uma loja porque disseram tchau assim que ele entrou, quando na verdade disseram ciao que significa oi).

    Boa sorte e depois conta se deu certo.

    Abs

    Barbara

Comments are closed.