Você está organizando a sua próxima viagem para a Toscana e gostaria de programar uma visita a um dos eventos dedicados ao vinho ou a deliciosa gastronomia italiana? Abaixo preparei um calendário com dicas interessantes. Alguns dos eventos são gratuitos, para outros é necessário pagar (um valor em geral em torno aos 10 euros que dá direito a consumação). Não publiquei os preços porque em geral eles são divulgados oficialmente poucos dias antes do evento, em estilo “last minute” italiano. Por isso visite o site oficial antes de sair. 🙂 Vamos lá:

 

Di Vini Profumi – Prato – 19/05/2012 – 20/05/2012

Sábado 19 maio e domingo 20 maio – Vem aí a XIII edição de “Di Vini Profumi“, evento para apaixonados pelo vinho que acontece no Giardino Buonamici, em pleno centro histórico de Prato (uma cidadezinha nos arredores de Florença onde você chega facilmente de trem).
O evento é aberto ao público das 15 às 23:30 e oferece degustação não apenas de vinhos preciosos do território como também de produtos típicos, inclui palestras sobre o mundo do vinho e uma exibição de roupas realizadas com tecido tingidos pelo vinho.
Vale a pena: degustar os vinhos Doc e Docg da Strada dei Vini di Carmignano, reservar uma “degustazione guidata Tipico ed etnico, la nuova frontiera del gusto” onde você degusta gratuitamente os vinhos seguindo as dicas dos sommeliers AIS (Associazione Italiana Sommelier), curtir um happy hour no jardim (happy hour em italiano = aperitivi)
Site oficial: diviniprofumi.provincia.prato.it

 

Cantine Aperte – toda Italia – 27/05/2012

Evento imperdível no último domingo de maio, ou seja, 27 de maio 2012: trata-se da vigésima edição de Cantine Aperte, organizado pelo Movimento Turismo del Vino com manifestações em toda a Italia.

O tema deste ano será DiVino Sognar, para descobrir cenários, perfumes, beleza e sabor de um bom vinho e do ambiente de cultivação e produção.

Em toda a Italia serão abertas cerca 1000 cantinas e espera-se receber mais de um milhão de visitantes, que visitarão os vinhedos, cantinas e participarão da degustação e vinhos durante todo o dia.

Vale a pena: para descobrir as cantinas na Toscana que aderem a iniciativa consulte este PDF (a lista é enooorme!). Aproveito para lembrar que a iniciativa acontece em outros estados italianos, então se você estiver na Italia, participe!
Site oficial:  www.movimentoturismovino.it

 

La Valle del Gigante Bianco -Bettole, Sinalunga (Siena) – 26/05/2012 – 03/06/2012

O evento se chama La Valle del Gigante Bianco e acontece em Bettole, Sinalunga (Siena) durante 5 dias: sábado 26 de maio,  domingo 27 de maio, sexta 1º de junho, sábado 2 de junho e domingo 3 de junho de 2012.
A Manifestação, criada pela Associazione Amici della Chianina é na verdade um evento para os apaixonados por carne e pela famosa bisteca fiorentina. Mas, como vocês sabem, na Italia onde tem comida também tem vinho e produtos típicos.
Vale a pena: apreciar as receitas antigas preparadas com a carne de Chianina acompanhado de ótimos vinhos.
Site oficial: www.amicidellachianina.it

Chianti Classico è -área do Chianti –  25/05/2012 – 03/06/2012

Uma série de eventos, música e degustações para quem é fã de Chianti Classico.
Vale a pena: participar do final de semana de degustações em Castellina in Chianti dias 26 e 27 de maio de 2012 e conversar diretamente com os produtores (aproveita para dizer que é brasileiro e fazer uma propagandinha do Brasil, hein?). Para participar precisa comprar o copo de vinho, que depois você pode levar para casa de souvenir! Confira outras atividades no site oficial!
Site oficial: www.classico-e.it

 

Radda nel Bicchieri – Radda in Chianti – 02/06/2012 – 03/06/2012

Mais um evento tradicional da Toscana, o Radda nel Bicchiere chega a 17º edição em 2012 com três dias de manifestações dedicadas aos vinhos da cidade de Radda in Chianti: sábado 2 de junho (das 15 às 20hs) e domingo 3 de junho de 2012 (das 11 às 19hs).
Durante a festa a rua principal da cidade recebe os stands dos produtores de vinho locais, que propõe suas melhores etiquetas.
Durante o evento é possível assistir a apresentação de concertos de uma mostra de arte.
Site oficial: www.raddanelbicchiere.net

 

Mostra del Chianti – Montespertoli – 28/05/2012 – 05/06/2012

A partir do dia 28 de maio acontece a 54º edição da Mostra del Chianti di Montespertoli, uma grande festa em homenagem aos mais prestigiosos vinhos toscanos. Este ano o evento se divide em duas fases diferentes: a primeira é “Aspettando la Mostra del Chianti“, um evento dentro do evento, com diversas iniciativas, a partir do dia 28 de maio,como shows, jogos, comida, desfiles folclóricos. A segunda fase e aquela tradicional, a Mostra del Chianti di Montespertoli,  a partir do dia 02 de junho.

Site oficial: www.mostradelchianti.it

 

 Incontri – Territorio, Eccelenze e Dintorni con il Club de’ Toscanacci – Livorno – 12/05/2012 – 10/06/2012

Este é um evento relativamente novo, está em sua 4º edição, organizado pelo Club de’ Toscanacci que compreende jantares, degustações e produtos típicos da Toscana.
A manifestação começa com a mostra mercado com degustação de produtos típicos italianos no sábado 12 de maio das 10 às 14 e das 16:30 às 20hs e domingo 13 de maio das 10:30 às 21 no Forte de Bibbona. Confira o programa completo no site oficial.
Site oficial: www.clubdetoscanacci.it

Florence Wine Event – Florença – 08/06/2012 – 10/06/2012

Um evento imperdível para quem estiver em Florença entre os dias 08 e 10 de junho: em uma location super charmosa da cidade, no Cortile dell’Ammannati do Palazzo Pitti, você poderá degustar os melhores vinhos toscanos. Basta comprar o kit com o copo, o porta-copo que você carrega no pescoço e a card que inclui um certo número de vinhos que você pode degustar.
Conselho: prefira degustar os vinhos daqueles que não marcam o seu cartãozinho. Os produtores de vinho tem todo interesse em fazer você experimentar suas etiquetas melhores (querem que você vire cliente no futuro, é para isso que servem esses eventos 🙂.
Site oficial:
www.florencewinevent.com

14º Festa della Fame e della Sete -Filattiera – 21/6/2012 – 24/06/2012

Em uma cidadezinha chamada Filattiera, na província de Massa Carrara, na área da Lunigiana, acontece a 14º edição da Festa della Fame e della Sete (Festa da Fome e da Sede), que como o nome indica mistura um pouco de comes e bebes nos vários stands gastronomicos, além de música (incluindo karaoke). É uma festa que você participa se está nos arredores, sair de Florença para ir até lá me parece um pouco exagerado…

Site oficial: www.prolocofilattiera.it

 

Melodia del Vino – vários lugares na Toscana –  26/06/2012 – 07/07/2012

Este é um evento que combina os melhores artistas da música clássica internacional com o vinho. O Festival nasce seguindo os passos do seu irmão francês “Grands Crus Musicaus” e se propõe como uma ponte entre Toscana e França. Os ideadores dessa manifestação são o  Maestro Marc Laforet, diretor artístico dos dois eventos, e Michel Gotlib, amigo de infância do Maestro Laforet, apaixonado por vinho e música e presidente do Festival MelodiadelVino.
Agenda: 26 de junho na Villa Panna, Scarperia; 28 de junho na Villa Malaspina, Caniparola – Fosdinovo (Massa Carrara), 30 de junho na Tenuta Rocca di Frassinello – Gavorrano (Grosseto), 03 de julho na Tenuta Rocca di Montemassi – Roccastrada (Grosseto), 05 de julho no Castello Poggio alle Mura – Banfi – Montalcino (Siena), 07 de julho em Petra – Suvereto (Livorno).
Confira o programa no site oficial: é preciso reservar com antecedência os ingressos porque o número de lugares é limitado.
Site oficial: www.melodiadelvino.it

 

Calici di Stelle – toda a Italia – final de semana 10/08/2012

Um evento para curtir as noites de verão, o encontro acontece em geral com o objetivo de assistir a chuva de estrelas cadentes típica da noite de San Lorenzo em companhia de um vinho de qualidade.
No final de semana de 10 de agosto, o centro histórico, diversas praças italianas e inclusive nas cantinas é posível participar dessa homenagem ao “Bacco”.  O evento é bem legal, na verdade eu participei quando estava na Sicilia e visitei a Cantina da Donna Fugata.

Site oficial: www.movimentoturismovino.it

Outros eventos – 2º semestre 2012

  • SettembreDiVino – Pitigliano – 30/08/2012 – 02/09/2012 – Uma grande festa na Maremma Toscana para comemorar o mês do vinho. Leia mais sobre o evento aqui
  • Autunno in Tavola – Florença – 20/09/2012 – 13/10/2012 – Hora de experimentar os pratos típicos do outono em um restaurante no centro de Firenze com vista para a igreja de Santa Maria Novella (leia artigo aqui)
  • Wine Town – Florença – 21/09/2012 – 22/09/2012 – Florença se transforma na cidade do vinho, leia artigo aqui.
  • Mostra Mercato Nazionale del Tartufo Bianco di San Miniato – 10/11/2012 – 25/11/2012 – Em uma cidadezinha próxima a Florença acontece um evento com muitas trufas, funghi e vinho, leia o artigo aqui.

 

Se você tiver dicas e sugestões pode comentar abaixo!

 

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi Bárbara, adorei !!! Só fiquei triste porque os que eu mais queria ir são dia 2 de junho e eu só chego dia 5 no fim do dia =( …..mas consigo aproveitar outros. Obrigada!!!!

  2. Oi Joana, oi Gregoria,
    Obrigada pela mensagem.
    Fico contente que o site seja útil.
    Faz valer a pena cada minuto que uso para atualizá-lo. 🙂
    Até mais,
    Abs, Barbara

  3. Olá, Barbara
    Nós iremos à Itália de 24/11 a 04/12, há algum evento interessante? Ah, é muito frio nessa época ou chove muito?
    Obrigada.
    Bjos,
    Ciana

  4. Oi Ciana, tudo bem?
    Tem um evento bacana sim, aqui na Toscana, com muito vinho, funghi, trufas… olha só: http://www.brasilnaitalia.net/2012/10/se-joga-nas-trufas-42o-festival-do-tartufo-bianco-de-san-miniato-na-toscana.html

    Se você gosta do Ennio Morricone, pode conferir uma apresentação dele em Bolonha ou em Pádua, olha aqui: http://www.brasilnaitalia.net/2012/10/maestro-ennio-morricone-em-turne-pela-italia.html

    Sobre o tempo, bem… no inverno costuma chover e fazer frio. Mas espero que você encontre lindos dias de sol de inverno. 🙂

    Boa viagem!

    Abs

    BArbara

  5. […] Se você gosta de vinhos, assim que colocar os pés na Italia informe-se sobre eventos especiais de degustação de variados tipos de vinho. Aqui na Toscana existem dezenas de eventos por ano onde você simplesmente paga um ingresso fixo tipo 10 euros e pode experimentar diferentes garrafas, algumas que chegam a custar mais de 100 euros! Um desses eventos abertos ao público onde estive recentemente é o Wine Town. Preparei também uma listinha dos eventos dedicados ao vinho em 2012. […]

Comments are closed.