Existe um lugar em Florença que você só terá o privilégio de poder visitar em ocasiões especiais: se trata da Fortezza da Basso, uma verdadeira obra de arte da arquitetura militar do Renascimento.

As portas desse grande fortaleza, que abrigam mais de 100.000 metros quadrados (mais da metade cobertos), abrem exclusivamente para eventos de importância nacional e internacional organizados pela Firenze Fiera e, por isso, se você tiver o privilégio de estar em Florença durante um evento aberto ao público, aproveite!

A Fortezza da Basso de Florença
A Fortezza da Basso de Florença

História da Fortezza da Basso

Fortezza da Basso
A “polveriera”

Essa grande fortalezza foi construída entre 1534 e 1537 a pedido de Alessandro de’ Medici seguindo o projeto de Antonio da Sangallo.

Atualmente, a Fortezza da Basso alterna lugares históricos perfeitamente restaurados como o “Quartieri Monumentali ou a “Polveriera” com novos pavilhões modernos como o “Padiglione Spadolini (inaugurado em 1977) e o “Padiglione Cavaniglia (inaugurado em 1996).

Aliás, por falar em “polveriera”(ver imagem do prédio ao lado): era o lugar onde antigamente eram armazenados materiais explosivos. Ela costuma ser usada para jantares, desfiles e manifestações especiais.

Nem todos os eventos que acontecem na Fortezza da Basso são abertos ao público, alguns são exclusivos para quem trabalha em determinado setor.

Aqui no BRASIL NA ITALIA você encontra a seção Calendário em Florença, com algumas dicas dos próximos eventos na Itália, incluindo aqueles que acontecem na Fortezza. Uma outra opção é conferir o Calendario oficial do site Firenze Fiera.

Onde fica a Fortezza da Basso em Florença

A Fortezza da Basso vista de fora
A Fortezza da Basso vista de fora

A Fortezza da Basso fica a menos de 5 minutos a pé da principal estação de trens de Florença, a Santa Maria Novella, onde encontram-se diversos pontos das principais linhas de ônibus da cidade.

Praticamente para quem desce dos trens na Santa Maria Novella, basta pegar a saída do lado esquerdo (onde tem uma farmácia e um McDonalds), virar a primeira a esquerda e seguir sempre em frente. Você vai dar de cara com a Fortezza!

Hospedagem nos arredores da Fortezza da Basso de Florença

Essa é para quem vem a Florença para participar de algum evento ou feira na Fortezza: a melhor coisa é sem dúvida encontrar um hotel próximo a Fortezza da Basso! Assim você pode ir a pé, sem depender de trânsito (na época de Pitti Immagine, por exemplo, o trânsito na região costuma ficar bem intenso).

Os hotéis mais em conta costumam ficar próxima a estação Santa Maria Novella, por exemplo na Via Nazionale. Já para aqueles que viajam com conforto, confira a nossa lista com os 5 melhores hotéis de luxo de Florença.

E você, tem alguma sugestão de hotel para quem vai participar de uma feira/evento na Fortezza da Basso?

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorWizzair: se todas as low cost fossem boas assim…
Próximo artigoEdição 2013 de DanzaInFiera em Florença
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

15 COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here