Início Diário Vida italiana Quero morar na Italia. O que devo fazer?

Quero morar na Italia. O que devo fazer?

Guia Italia in Regola: informações úteis para começar

 

Ok, você sonha em morar na Italia, mas não sabe por onde começar. O sonho é seu e o objetivo deste artigo não é dizer se vale a pena vir ou não. Vamos por ítens:

1. Aprenda italiano. Se você pretende morar na Italia é o mínimo: falar a língua e conhecer a cultura italiana. Inclusive para poder ler os manuais que indicarei neste post… Se você está procurando uma solução grátis que se encaixe no seu pouco tempo disponível, dê uma olhada no post que escrevi sobre cursos online via internet.

2. Leia o Guia Italia in Regola escrito pelo Ministero dell’Interno italiano. Nele você encontra informações gerais que podem ser interessantes. As informações vão desde os tipos de permesso di soggiorno (autorização para permanecer na Italia) até o procedimento para uma empresa italiana contratar um funcionário estrangeiro.

3.Fique de olho nos sites oficiais. A seção Stranieri in Italia do site http://www.italia.gov.it/ é excelente. Separei para vocês os temas que podem ser mais interessantes:

 

4. Se você ainda não viu, dê uma olhada no artigo sobre as Agências de Emprego na Italia e veja quais são os perfis mais procurados (embora as agências em geral ofereçam trabalhos simples, os cargos mais elitizados, como sempre são encontrados através de social network).

Você, que já mora na Italia, divida sua história aqui na comunidade do Brasil na Italia. Escreva seu comentário e conte como foi que você veio parar aqui!

Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas; em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Em 2010 foi a responsável pelo blog oficial da Região Toscana escrito em inglês (http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany) e atualmente trabalha com comunicação digital e tradicional. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

241 COMENTÁRIOS

  1. Eu fui enganada!!! As novelas da Globo me disseram que eu já sabia falar italiano. E pior, diziam que italiano é um povo alegre, hospitaleiro, acolhedor e que adora estrangeiro. MEN-TI-RAAAAAAAAAAAAA!!!! Na Itália é tudo falido, quebrado e disfuncional! Cuidado, nao caia no conto de que descendente é tratado como italiano nascido na Bota, É MEN-TI-RAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!! Cuidado com carabinieri e funcionário público, se eles te derem uma volta e voce tentar reivindicar seus direitos voce pode ser preso numa cela cheia de terrone, albanes e marroquino!!! Nao sabe o que é terrone? Vai pro Norte e pergunta a um militante da Lega Norde… Depois me conta o que a máfia fez com voce…

  2. Nao tive como nao rir do comentario da Vicky! To rindo mas a coisa è seria… Concordo em varios pontos com ela!

    Bem legal o seu post! Sabe que eu ainda nao visitei esse site. Vou la dar uma olhada.

    Um abraço pra ti

  3. A verdade é que a Italia está um pouco saturada de massas de imigrantes. Honestamente, quem vem ao país para tentar riqueza, está partindo para o país errado, no momento errado.

    Os imigrantes chegam na Italia todos os dias. Antigamente os migrantes que chegavam no Rio, por exemplo, também não eram tão queridos e foram apelidados de “paraíbas” como sinônimo de algo negativo. Em São Paulo aconteceu a mesma coisa com “baiano”.

    Não podemos nos esquecer que somos todos da mesma raça e cometemos os mesmos erros. Tudo depende de que lado da moeda você se encontra.

    A Italia ainda é o berço da cultura mundial e pode guardar boas surpresas a quem vem estudar, fazer turismo, ou passar uns meses para mudar de ares. Depois, uma experiência boa ou ruim é sempre relativa.

  4. Acho tambérm que como em todos os lugares, podem existir muito problemas na Itália,mas quem não os tem? Não há mais nenhum local onde se possa tentar morar, sem dificuldades por lá! Isso é natural assim como pra nós, aqui no Brasil, nos acostumamos com a bagunça e desmando e para os que aqui chegam, é problema também…Assim, temos que ter uma grande capacidade de adaptação se quisermos nos aventurar… Faz bem e nos faz ver o lado bom da coisa e dos lugares. Um beijo e tudo de bom e muita sorte a todos que forem pra lá ! Chica

  5. Noooooossa, seu post de hoje foi providencial…Sobre a bolsa de Estudos que vc colocou no post..entrei em contato com a Embaixada em Brasília e o responsável foi muito gentil comigo e me alertou de que são poucas bolsas, mas que valia a pena tentar..Uma outra dica que eu dou é a Fundação Ford que destina bolsas de pós-graduação para o Brasil e exterior http://www.programabolsa.org.br
    Sobre a receptividade dos italianos…estive na Itália duas vezes e sempre fui bem tratada principalmente quando descobriam minha nacionalidade…Lembro que em Milão…uma italiana me tratou com uma certa indiferença, mas Deus sabe o que ela tinha passado aquele dia e pelo que pude percerber na fila do sorvete, ela tratou todos muito mal..bem, eu assim como “Chica” concordo: problemas existem em todos os lugares do mundo…até em Butão onde o indice de Felicidade Interna Bruta(FIB)é altissímo…existem dificuldades .. rsrsrs
    acredito que na Suiça e Suécia é que as coisas devem ser bem diferentes..rsrs…os problemas estruturais, políticos e economicos não tiram o encanto da itália…Eu me lembro que fui muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mal tratada pelos portugueses…eles sim são mal-educados, agressivos e indelicados….
    Mas um vez BIN parabéns pela escolha do post de hoje e uma coisa: da próxima vez que eu for a Itália posso conhecer seu Q.G?hehehe
    um forte abraço

    letícia

  6. Adorei a Itália, já tive a oportunidade de conhecer Roma, Veneza e a Costa Amalfitana, visitando também Nápoles e Pompéia. Gostaria muito de conhecer Cinquo e Terri, se vc. tiver algumas dicas para me passar, adoraria.
    Bjs.
    Janeisa

  7. Vim pra Italia porque me casei com um Italiano que trabalha aqui e, ao menos por enquanto, pretende continuar morando aqui, mas eu nunca imaginei morar fora do Brasil, nem nunca quis. Tive vontade de vir conhecer a terra de meus antepassados e vim, pra umas longas ferias, por tres meses e gostei bastante, conheci lugares belissimos, interessantes, mas nao me deslumbrei e nem me senti ludibriada, pois nao tinha mais expectativas do que qualquer viajante curioso em conhecer lugares diferentes.
    Minha experiencia aqui nao tem sido facil, pois nao tenho trabalho, ainda, e era muito ativa no Brasil. A falta de uma ocupaçao fora de casa tem me feito tanta falta quanto o calor dos amigos e da familia que deixei no meu paìs. A familia que encontrei aqui, aliàs, é maravilhosa comigo e tenho conhecido pessoas novas de todos os jeitos: boas e màs, calorosas e frias, ou seja normais, como em qualquer lugar. O que mais me incomoda aqui é a atitude naturalmente desconfiada de todos, ou melhor dizendo, a atitude das pessoas é simpatica, mas no fundo ninguem se abre facilmente para o novo, para o desconhecido, que dirà para uma estrangeira extra-comunitaria.
    Nao gosto também, nem de ouvir falar, do preconceito generalista que o Europeus de modo geral tem para com as brasileiras, mas também nao gosto nem de chegar perto de quem generaliza e chama qualquer Italiano de mafioso, ou qualquer Siciliano de terrone, ou mafioso, ou qualquer besteira que o valha.
    Gostaria, mesmo era de saber onde é que fica o Mundo de Alice, O Pais das Maravilhas, A Terra do Nunca ou qualquer lugar onde nao exista preconceito, ignorancia, crise, maldade, doença…. Se alguem souber, me escreve, ok?
    Bacio.
    LuLu

  8. Antes de chegar a Italia, ouvimos diversos comentarios a respeito dos italianos, péssimos comentarios. Bom, viemos com essa expectativa e nao foi o q encontramos. Encontramos realmente um povo alegre, faladador (e falando mt alto). Eu tenho tido uma otima experiencia com o povo italiano, obviamente tive, além dos pros, os contras, mas o que mais me marcou foi o lado positivo de tudo.
    Ja morei na Inglaterra e meu marido e eu chegamos num acordo comparando os 2 povos (italianos e ingleses): o ingles é um povo treinado (nao educado), todos os “oh, sorry”, “please”, “thank you”, sao provenientes de treinamento. Mas no geral sao pessoas distantes, q parecem nao sentir o q dizem. Ja o italiano, consideramos educados, pq eles fazem as coisas com mais expontaneidade. Pessoalmente, considero mais facil relacionar-se com um povo expontaneo, q se expoe, do q um povo travado q se esconde.
    Bom, essa é apenas nossa impressao.

    Abraços

  9. @Chica
    Você disse tudo: mudar de país é uma aventura e é preciso ter uma grande capacidade de adaptação.
    Bom ver você por aqui novamente. Um beijo, querida.

    @Leticia
    Fico contente que o artigo tenha chegado na hora certa. Tomara que você consiga a bolsa de estudos e depois tem que vir aqui, ser minha entrevistada. rs!

    @Janeisa
    Cinque Terre é um local muito charmoso na Liguria. Bom ir lá durante a primavera, pré-verão. Vou ver se falo sobre o local em breve.

    @Lulu
    Se você descobrir o lugar perfeito me avise que eu também quero! rs.
    Encontrar o trabalho ideal na Italia é um pouco difícil no começo. Mas se você é do tipo agitada, tenho certeza que logo logo vai encontrar o caminho certo. Aí sim, cada pequena conquista tem um sabor maravilhoso. Boa sorte. Estou torcendo por você.

    @Mamães na Italia
    Quando você disse que os ingleses são treinados, me lembrei de um amigo imitango no inglês no metro: o inglês te dá um esbarrão para tirar você do caminho que você quase cai no chão e depois diz “oh, sorry”. rs

    Enfim, bom ver vocês por aqui, meninas! beijinhos a todas.

  10. excelentes comentario, gostei muito do seu site e vou add ele na minha lista.
    parabens pelo seu trabalho e que continue cada dia melhor.

  11. Olá!
    O post está ótimo, mas o melhor é poder ler a ponderação de cada um, principalmente, de quem está por ai.

    Como vocês estão sentindo a “crise” financeira na Italia? Há menos oportunidades do que há um ano? Ou as oportunidades sempre foram escassas?

    Grazie!

    Julio

  12. @Julio
    Se você tem uma formação universitária não espere chegar aqui e ser contratado na sua área rapidamente. Para o imigrante sempre foi um recomeçar, toda a experiência que você tem no Brasil conta pouco. Muita gente com mais de 5 anos de experiência, recomeça fazendo estágio, para dar uma idéia.
    Esse não é o caso de quem vem para a Italia já empregado, por ex. consegue uma transferência dentro da própria empresa.

    A crise afeta os imigrantes porque agora os italianos também estão desempregados e, para completar, não pára de chegar imigrantes de todos os lados: da África, da China, das Américas. O que significa que existe uma abundância de oferta em comparação com as vagas.

    Já falei, se é para fazer dinheiro, a Italia não é o lugar mais indicado. :)

  13. Não quero fazer dinheiro não…quero aprender :)

    Trocar o certo (comodismo) pelo incerto. Isso se o incerto não for certo!

  14. Oi gente,
    Estou indo fazer doutorado sanduiche em Sassari, na Sardegna…Meu marido vai comigo, ele é publicitario e pretende achar um emprego lá.Alguem ai sabe mais sobre a Sardegna?
    Ah, encontrei esse log hoje e estou achando maravilhoso.

    bacio

  15. @Ana Carolina
    Seja bem vinda ao site.
    A Sardegna é uma ilha paradisíaca, meta do turismo durante o verão. Não sei se é o melhor para trabalhar, mas talvez seja um agradável lugar para viver…

  16. Pretendo ir morar na Itália com minha esposa(tem cidadania italiana) com nosso filho de 2 anos, queremos trabalhar, estudar e morar alguns anos por lá, gostariamos de ouvir relatos de gente q foi morar lá com filho pequeno. Queremos saber como é o sistema de creches do governo é pago e o dia todo? Escolas e universidades públicas são pagas? Existem cursos de italiano grátis para descendentes? Estamos preocupados com quem deixaremos nosso filho durante todo o dia, qndo estivermos no trabalho.

  17. @Francisco
    Sobre escola publica visite este post:
    http://www.brasilnaitalia.net/2008/11/ordenamento-da-escola-italiana.html

    As creches sao disputadissimas e nem sempre eh possivel encontrar uma vaga em creche publica. Pode ser que voce tenha que pagar uma, e nem sempre eh vantajoso (pode valer mais a pena que sua esposa fique em casa cuidando dos filhos).

    No entanto, quando a criança for maiorzinha tem a possibilidade de ficar quase o dia inteiro na escola (o atual ministro da educaçao esta revolucionando a escola italiana e nao se sabe se esses beneficios serao cortados. se voce vier para a italia, pelo amor de deus, atençao na hora de votar!)

    Vamos ver se encontro relatos de brasileiros que vieram para a Italia com filhos pequenos. Fique ligado aqui no blog! Abraços

  18. Olá, estou no Brasil, nunca fui à Itália, no entanto, gostaria de ir morar e trabalhar lá. Pretendo ter minha cidadania reconhecida em breve e gostaria de ouvir relatos de outras pessoas que foram morar e trabalhar na Itália em situação semelhante à minha:

    _Homem solteiro com dupla cidadania, 30 anos, baixa escolaridade, sem amigos ou parentes na Itália.

    Ou seja, ir para a Itália sem especialização profissional e financeiramente “com uma mão na frente e outra atrás”. Qual deveria ser o valor (em R$) mínimo que uma pessoa como eu deveria desembolsar para tal “missão”? =D

  19. @Cezar
    Vou ver se encontro perfis semelhantes ao seu para publicar como depoimento aqui no site.
    Enquanto isso, quem sabe mais alguém te responde por aqui? Continue de olho no blog!

  20. Ola!Moro na Italia a um ano,mais nao tenho documento.Estou ilegal.Conheci uma pessoa q tem um negocio e quer me contratar,ela tbm eh Brasileira,soh q tem cidadania,tudo tudo certinho.Ela pode me contratar?Preciso ir no Brasil ou posso fazer daqui mesmo?Gostaria de saber tudo oq precisamos fazer.Se isso existe.Ou talvez se essa pessoa pode me assumir.Obrigada!

  21. Até agora, infelizmente nada…

    Acho que vou ter que pensar em me mudar para outro país menos complicado, como Portugal, ou então, ir pra um lugar mais adiantado (em todos os sentidos), como a Holanda, mesmo que a minha adaptação também tenha que ser mais difícil.

    Já que vou ter que me virar sozinho mesmo…

  22. Ola, estou pensando em ir morar na Italia com meu filho de 12 anos. Pretendo passar la 02 anos. Como faco quanto ao visto Nao vou procurar emprego, tenho como me manter la. Minha preocupacao e se sofrerei preconceito pq sou brasileira, se meu ira conseguir fazer amizades rapido. O que vcs sugerem, cidade grande ou pequena? Que região? abracos
    Silvia

  23. Silvia,
    Para morar na Italia por 2 anos sem problemas ou você tem a cidadania italiana ou deve justificar a sua vinda, por exemplo, para fazer um curso de longa duração, porque foi contratada por uma empresa… Visite o site de um consulado italiano e informe-se quais são os requisitos para cada tipo de visto e veja qual pode se adaptar melhor ao seu caso. Como turista, você pode ficar no máximo 3 meses.

    Sobre a adaptação do seu filho é difícil dizer… As crianças em geral se adaptam bem quando frequentam a mesma escola. Mas ja o seu filho eh praticamente um adolescente e na adolescencia as coisas são mais complicadas.

    Recomendo refletir bem sobre a decisão de morar na Italia: por que vir, o que você espera obter, caso resolva voltar ao Brasil antes o que isso implicaria na vida de vocês. E lógico, no final siga o seu coração porque ele sempre nos guia na direção certa. Boa sorte.

  24. itália para mim é um plano futuro mas não para morar , somente para conhecer , acredito ser um local especial , povo atencioso , sério, honesto e feliz mesmo discretamente.
    mas uma visita inocente pode se tornar um grande pesadelo, pretendo conhecer bem antes do grande dia.
    com referência a desconfiança acredito que é normal todos tem medo do desconhecido , eu também tenho.

  25. Janaina…
    Nao consegui entender direito o que significa "o grande dia".
    De qualquer modo, uma viagem para a Italia é sempre uma boa pedida. Viajar nos faz conhecer uma nova cultura, novos modos de pensar e viver e nos enriquece.
    até o próximo post.

  26. o grande dia é o dia da viagem.
    sei que posso me decepcionar com isso mas espero com alegria.

  27. Olá…
    Nossa adorei este bolg, ja add na minha lista rsrs, vou me casar com um italiano e em breve vou embora para a Itália, ja tirei muitas dúvidas aqui.
    Um grande beijos a todos.

  28. Ola Symone,
    Fico contente que tenha gostado do blog. Siga os conselhos que dou, começando por estudar italiano.
    Também existem histórias de brasileiras que namoravam a distância e chegando aqui depois de 1 mês descobrem que o marido é um terror.
    Depois de largar tudo no Brasil, não querem voltar imediatamente sem ter nada nas mãos e o destino acaba sendo muito sofrido.
    Faça bem as suas contas. Existem histórias com final feliz e histórias com final menos feliz. Para quem sai do Brasil já preparado, tudo fica mais fácil. Um abraço! Boa sorte e espero ver voce de novo por aqui!

  29. Olá!
    Me chamo Nane, moro no Rio de Janeiro, meu namorado é italiano e vive em Fiuli venezia Giulia. Sou formada em moda e figurino… Eu tomei uma decisão de viver na Itália. Mas eu nao tenho nenhuma ideia de como começar a agitar…
    Espero ser transferida do meu trabalho para lá em breve.
    Estava pensando, meu namorado tem uma vida feita na Itália eu apenas estou começando. Queremos casar,mas para ele vir morar aqui,seria como se estivesse atirnado no escuro. Contar com a sorte. Entao eu vivendo lá seria uma forma de estarmos nos conhecendo ainda mais,pois nós 2 só se vemos 1 vez ao ano… Ja nao aguentamos essa situaçao. Entao seria bom eu ir, expandir meus laços de amizade,me realizar profissionalmente.Sei q nao é facil p estrangeiro na Italia, e mto menos seria facil p estrangeiro aqui no Brasil.
    Enfim, gostaria de saber por onde tenho q começar.
    Se alguem quiser entrar em contato comigo, p me ajudar me add no orkut ou no facebook http://www.facebook.com/profile.php?id=1604303656&ref=profile (facebook)
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14665845831375993296&rl=t (orkut)

  30. oi pessoal eu morei por dois anos em brescia região da lombardia e adorei !! estou de volta no brasil por motivos de força amior,mas pretendo e sonho com a volta para esse pais maravilhoso !!
    sinto muita saudade de tudo e espero poder retornar pq italia me manca da morrire

  31. Eu amei esse site ! mara! eu estava a procura de informaçoes de como morar na italia ! é o meu sonho e eu encontrei tudo aqui já coloquei no meu favoritos d + !
    Ciao
    bacii

  32. pretendo morar em Abruzzo – Pescara tenho amigos por lá que conheci pela internet eles são d + amam o Brasil!
    Talita

  33. Fico contente… desejo tudo de bom e volte mais vezes para conferir dicas e novidades. :)

  34. oi sou eu de novo escrevi esses dois ultimos comentarios eu gostaria de saber o seguinte vi na internet e tudo e pessoas me dizem que os italianos tem muito preconceito ! eu sou morena! é verdade espero por resposta se vocÊs puderem me ajudar ! agradeço
    Talita
    ciao

  35. Talita,
    No Brasil existe preconceito? Diria que o preconceito é o mesmo. Mas esta é simplesmente uma minha opinião.

  36. Olá.. Meu nome é Maiko, tenho 21 anos (solteiro) e estou planejando morar na Itália, porém, abaixo descrevo alguns itens que me deicham em dúvida:
    - Sou formado, trabalhando na área em uma empresa Multinacional, ganhando uma remuneração considerável, e tendo uma vida estável;
    - Meus pais moram no Brasil;
    - Minha irmã e cunhado (estão legalmente no país) estão morando na Itália á 03 anos, atualmente estabilizados, porém, como para a maioria, o começo foi dificil;
    - Difícilmente consigo transferência da Empresa para a Itália;
    - Dífícilmente conseguirei reconhecimento do título profissional;
    Estes são alguns dos pontos que considero, maior tempo para refletir antes de qualquér decisão definitiva, no entanto, estarei indo em Agosto com meus pais, para curtir minhas férias e matar a saudade de minha irmã;
    Com esse relato, faço a seguinte pergunta aos pessoal que já esteve por lá: "Colocando-se em meu lugar, valeria a pena "Viver na Itália??"

    Aguardo respostas…

  37. @Maiko
    Eu te respondo com outras perguntas:
    - por que você quer mudar de país?
    - o que espera obter?
    - quer mudar por uns tempos ou para construir vida?
    - o que não está bom na sua vida?
    - o que está bem?

    Basicamente você deveria fazer um balanço geral pessoal. É algo que ninguém pode fazer por você. Como você já deve ter lido aqui no site, tem pessoas que tiveram uma experiência positiva, outras prefeririam nunca ter vindo.

    O que continuo repetindo é que a Italia não é país para ficar rico. Aqui a ascensão social é muito mais difícil respeito a outros países. É mais fácil inclusive no Brasil.

    Para mim a Italia continua sendo uma opção por um estilo de vida, que é diferente do brasileiro. Mas se o estilo de vida é justamente o que você mais gosta do Brasil, talvez não seja o caso de mudar.

    Boa sorte, para o que decidir.

    abs,

    Barbara

  38. Olá,parabéns pelo site…tenho uma dúvida que não encontrei resposta em outros sites:Desejo muito morar por um ano na Itália,falo o básico do idioma e sou artista plástico e artesão.exerço há 10 anos a tividade principal de desenhista de retratos((trabalhos no Facebook:Fábien Arlangellus))gostaria de saber como faço pra exercer essa atividade autônoma por lá?Como é ser artesão na itália,existem muitos retratista por lá?ou todo brasileiro deve ir e sujeitar-se a subempregos?Agradeço a atenção recebida

  39. Sou eu de novo,Fabien,esquecí de pdizer que quero trabalhar nas praças,direto com o público..como faço para ser desenhista em praças…Obrigado

  40. Fabien,

    Não está escrito em lugar nenhum que brasileiro tem trabalhar no Mc Donalds da Italia ou ter subemprego. As oportunidades não são fáceis, mas com sorte e informação elas existem (principalmente para quem tem um talento).

    Para este 2010 pretendo fazer uma série de artigos de brasileiros que chegaram na Italia já com bons empregos. Fique de olho.

    Enquanto isso o que posso te adiantar é: ninguém trabalha em uma praça na Italia se não tiver uma licensa. As coisas aqui são um pouco mais burocráticas do que parece e acredite: o carinha que faz retratos e caricaturas na frente do Uffizi de Firenze tem uma autorizaçao especial para estar lá.

    Lógico existem sempre os extra comunitários que quando veem a polícia saem correndo, mas em geral são simples camelôs e imagino que esta não seja a sua aspiração.

    Há um tempo rolou uma polêmica em Veneza: queriam que essa licensa de artista de rua fosse concedida por hereditariedade… não acompanhei o desfecho, você pode pesquisar no Google. A história você encontra aqui:

    http://archiviostorico.corriere.it/2007/aprile/16/licenza_eredita_papa_Anche_per_co_9_070416102.shtml

  41. (zeitgeist addendum) assita esse video
    pra quem ta procurando país das maravilhas.

    Acho que os Italianos estao certos e nao estao no ponto da imigraçao !!!seria a mesma coisa que falar dos nordestinos aqui em SP, existem pessoas boas e ruins, o problema é quando chegam aqui com expectativas de vida que nao existe. Com isso acaba entrando para o mundo do crime aumentando as favelas e diminuindo a qualidade de vida da cidade, O grande problema é que a maioria é tudo de la do nordeste.
    Mesmo assim nao cabe a nois paulistanos julgar, pois estamos em um mundo de disputas e concorrencias. O grande problema de todo esse preconceito é o ego.

  42. Olá..
    me chamo Jéssica e tenho apenas 15 anos. Adorei seu blog, suas dicas são excelentes, e logo notei uma característica muito incomum….você não tenta iludir! A maioria dos sites e blogs que entro, criam uma imagem da Itália que acredite, ilude qualquer um. Sempre achei o país encantador e tenho ambição de me tornar cidadã italiana. Pretendo acabar o ensino médio e fazer algum curso como línguas, para tirar minha própria conclusão do país. Estou aproveitando o tempo que tenho para conhecer mais sobre a cultura, a história e sobre a língua. Gostaria de sua opinião sobre meus planos, e de algumas dicas para realiza-lo.

    Beijos
    e novamente parabéns pelo blog.

  43. Oi, me chamo Marcia e quero ir trabalhar na Italia como nutricionista. Sou formada no Brasil ha um ano e nao tenho cidadania italiana. Gostaria de saber o que é preciso (ou onde devo procurar) para conseguir um reconhecimento de diploma.

    Muito obrigada

    P.S. Otimo blog

  44. sua ou seu idiota Com o NICKY BRASIL NA ITALIA
    STRONZA PORQUE VOCE DA CONSELHO PARA OS OUTROS NAO IREM PARA ITALIA…VOCE NAO QUER QUE NINGUEM VAI VC PENSA QUE SO VOCE PODE ESTAR AI. FIQUE SABENDO QUE EU VOU EM BREVE EU NAO ESCUTO A OPINIAO DE NINGUEM. EM BREVE EU ESTAREI NESSE PAIS MARAVILHOSO QUE EU AMO. BRASIL TE ODEIO.SUA OTARIA VC ACHA QUE EU IA DEIXAR DE IR NA MINHA ITALIA POR CAUSA DE VC NUNCA!!! STRONZA DE MERDA.

  45. RESP. PARA bRASIL NA ITALIA POIS PODE SE MORDER DE RAIVA EU VOU PARA A ITALIA LUTAR PARA CONSEGUIR MEUS SONHOS NAO E UMA IDIOTA OU IMBECIL QUEM VAI ME DAR CONSELHOS IMBECIS PARA QUE EU DESISTA EU NAO DESISTO NUNCA. SEU IMBECIL PORQUE VC NAO FICA NO LIXO DO BRASIL QUE E O QUE VC MERECE!! DESISTA VC NAO MUDA MINHA OPINIAO AMO AMO OS ITALIANOS ITALIA TE AMO D+++ ME ASPETA PRESTO!!!! ASS BELLA BRASILIANA

  46. STRONZA STRONZO STRONZZZZZZZZZZZZA STROOOOOOOOOZO VA FAN CULO IDIOTA VC NAO MUDA MINHA OPINIAO VOU COLOCAR MEUS LINDOS PÉS NA MINHA ITALIA PRESTO MIO AMORE ME ASPETA

    ITALIA MIA TE VOGLIO SEMPRE BENE!!!!!!!!!!!!!

  47. hahaha… Devo admitir que eh divertido ver como existe gente sem noçao neste mundo. Querido ou querida, com esses modos e esta má educação você não abre portas. Ao contrário!

    Eu sempre falei neste blog que as pessoas devem realizar os seus sonhos portanto realize o seu. Mas entenda que para realizar o seu sonho, você não precisa passar por cima de ninguém e nem ser assim tão vulgar.

    De qualquer modo, te desejo boa sorte. Uma pessoa feliz a mais é um chato a menos para incomodar a gente. :)

  48. Nossa, totalmente sem noção… kkkkk

    Tendo visto todas as dicas do site e todos os conselhos que lí (e olha que lí o site inteiro!!) vejo o quanto as pessoas são diferentes mesmo. É por isso que cada um tem sua experiência de vida, como uns se dão bem e outros se dão mal…

    Bem como você falou, melhor que essa pessoa seja feliz, pq aí teremos um chato a menos no mundo….

    PARABÉNS PELO SITE!!!

  49. Oi… é a Marcia denovo… sabes algo sobre validaçao de diplomas de nutriçao? onde devo procurar sobre o assunto?

    obrigado mais uma vez,
    abraços

  50. Olá,
    Sou brasileira e namoro um Italiano. Não pretendo morar agora na Itália, mas já visitei o país 2 vezes e gostei muito. Adorei o site pois dá dicas extremamente importantes para quem almeja morar na Itália. Todos os comentários, positivos e negativos são relevantes, amei este site!
    Abraços

  51. primeiramente parabéns pelo site, continue com o trabalho!

    Olá, me chamo Vitor, tenho 18 anos, moro no Brasil e sou decendente de italiano, jogo futebol desde os 7 anos e realmente amo vestir uma camisa e entrar no campo e jogar! Sei que oportunidades no Brasil são escassas testes e mais testes e nada, mesmo vc jogando muito bem nunca dá! Sei que as chances de conseguir uma carreira de jogador na Itália são maiores e estou pensando em tentar, será que com a bola nos pés os italianos veem os brasileiros com outros olhos? Sabe me dizer a respeito do futebol da Itália desde as categorias de base? Sabe se é fácil conseguir alguns testes por
    aí?

    Obrigado aguardo a resposta!!

    vamo agita aqui galera!!!

  52. PARA VC BRASIL NA ITÁLIA E DECO: só voltei apenas para responder não sou vulgar de maneira alguma, não me confunda com vocês, não me importa tua opinião nem desse tal de Deco, se vc me acha chata existe uma coincidência acho que seus conselhos não estão com nada vc foge totalmente da pergunta dando uma outra resposta. Mas ainda bem que eu não vou pela opinião de ninguém prefiro viver literalmente as minhas proprias experiências. Só sei que quero distância de brasileiros na Itália porque são todos invejosos mentirosos falsos e ainda passam vergonha!!! eu sei sim que vou ser feliz neste bello pais que eu considero meuu Italia!!

  53. @Vitor
    Nao tenho informaçao sobre provinhas para jogadores de futebol. Se souber de algo, escrevo um artigo a respeito, ok?
    abs,
    Barbara

  54. Ciao Brasil na Itália….sempre tive muita muita vontade de morar fora do Brasil, porém não tive condições de ir trabalhar e muito menos estudar gostaria de saber sua opinião a respeito de uma pessoa que não tem uma qualificação profissional para trabalhar, na Italia mas mesmo asim gostaria muito de ir e arrumar qualquer serviço "desde que seja honesto" estudei o idioma italiano por minha propria força de vontade trabalho muito no Brasil não tenho tempo para estudar. Mas gostaria muito de ter uma experiencia de vida fora do Brasil, eu sei que não e nada fácil mas sou uma pessoa solteira sem filhos e joven, o que vc me sugere pelo menos como um começo de emprego ou subi emprego? me identifiquei com a Italia pelo idioma que gosto muito e pela suas histórias e tragetórias marcantes!!! ciao grazie per queste site buona fortuna anche a te, aspeto tue risposta presto!!!

  55. Possibilidades existem sempre, basta correr atras. Encontrar emprego de qualidade neste momento nas Italia nao eh facil. Por qualidade entendo emprego com salarios dignos e boas condições de trabalho.
    Mas se seu sonho eh a Italia, va atras!

    Se vc souber falar italiano e tiver uma bela presença pode tentar trabalhos em contato com o publico, comercio, etc.

    Se voce nao sabe falar o italiano pode tentar empregos mais manuais – de um McDonalds ate auxiliar na produçao de bolsas de couro. Depende da cidade onde vc mora, de quais sao as industrias fortes na sua cidade…

    Imprima um curriculum escrito em Italiano e saia distribuindo por ai. Alguma possibilidade ha de ter.

    Boa sorte,

    Barbara

  56. Grazie…Barbara por esta resposta!! você me deu uma luz!! agora pode ter certeza vou correr atras. Ana Clara!

  57. Adorei o blog, li inteiro pois serei mais um a se aventurar nesse maravilhoso País. Pretendo ir e ficar em Cicerale\Salerno onde moravam meus ascendentes, pretendo morar, mas nao quero ficar ilegal, portanto preciso correr com a minha cidadania e tirar la!!!

    Ciao

    leo@wmdbrasil.com

  58. olá adorei o blog, parabéns por tanta informações valiosas. Gostaria muito de fazer compras em uma das lojas de produtos de beleza. No Brasil os mesmos produtos são bem mais caros.Entrei em contato com a farmácia, mas não obtive respostas. Será que poderiam me ajudar, pois gasto muito aqui com estes produtos. Um grande beijo.

    Sonia Stevanin.

  59. Se quiser posso levar na mala! rs Estou indo prai dia 21 de abril. Pretendo alugar uma casa, alguem tem uma sugestao boa e barata para passar 3 meses, até reconhecerem minha cidadania?

    LeO@wmdbrasil.com

  60. Minha irma ela tem o permesso de soggiorno e mora aqui a 6 anos e queria saber se posso obeter algum documento q possa residir aqui na italia se me puderem ajudar agradeço e muito.

  61. Oi Barbara!
    Meu nome é Julia Maria.
    Gostaria de saber quanto se paga na italia à pessoa que cuida de crianças e/ou idosos?.

    Bjs obrigada

  62. olá,tenho um namorado italiano,ele quer vi morar aqui ,e montar seu proprio negocio,mas acho que o dinheiro que ele tem nao é o suficiente,e ele não sabe falar nada portugues,ai depender de mim para explicar tudo ate ele aprender.entao acho melhor morar la,mas tenho medo,pois falam que é muito dificil a vida la.mi ajudem a decidir.vou ou fico?

  63. A pergunta de um milhao de euros… ;) Você é que deve decidir o seu destino, mas seja lá o que decidir, olhe só para a frente, deixe o passado para trás. Boa sorte!

  64. Parabéns pelo blog! Esclarece muitas dúvidas das pessoas q sonham…e sonhar é preciso…e é preciso acreditar…sempre há dificuldades…mas depois sempre vem a luz! Legal…o incentivo falando não o q as pessoas querem ouvir, mas o q realmnte é viver e morar na Itália ou em qualquer outro país! O homem sempre migrou…e continuaremos à migrar…assim conquistas virão! Mais uma vez…meus parabéns Barbára!
    Pablo

  65. EU MORO NA ITALIA PROPRIAMENTE NA SARDEGNA.
    BELISSIMA UM PARAIZO PARA TODO MUNDO.
    O QUE FALAR DA ITALIA.COMO TODO PAIS TEM SUA DIFERENçAS,POBRE,RICO,FEIO,BRUTO,BELLO,
    MENTINGO ITALIANO AQUI NAO SE VE,NAO E COMO NO BRASIL QUE SE VE EM QUALQUER LUGAR,
    AQUI NOS ESTRANGEIROS NAO SAMOS VISTO MUITO BEM,NAO SAMOS BEM VINDO NA ITALIA,PODEMOS DIZER QUE ITALIANOS SAO IPOCRITAS,ITALIANO NAO ABRE A PORTA PARA UN ESTRANGEIRO,PODE ATE ABRIR MAS JA FECHANDO.
    AQUI QUANDO E NEGRO,ACIMA DE 30 ANOS,ESTRANGEIRO,NAO TEM TRABALHO NO MUNDO PUBLICO,VC PODE ARRRUMAR TRABALHO NA COZINHA LAVANDO PRATO NO FUNDO DO RESTAURENTE.
    QUANDO VC VAI NO HOSPITAL ELES TE TRATA TAM BEM MAL.COMO SE FOSE NOS A TRABALHAR PARA ELES.
    VC VAI EM UMA BANCA DE JORNAL,OU EM CERTOS LUGARES,SE ELES TIVEREM NO TEL ELE FICA NO TEL ATE A CONVERSAR TERMINAR E DEPOIS OQUE VC QUER.COMO SE NOS FORSEMOS OBRIGADO A FAZER FAVOR PRA ELES.
    EU PODERIA FICAR AQUI TODO TEMPO FALANDO MAL DA ITALIA.SOBRE ESTANGEIROS.COMO TODO PAIS TEM SEU DEFEITOS.EU TENHO MEU TRABALHO SOU CABELEREIRO,MAS TENHO MEU DOCUMENTO COMO DOMESTICO PQ MEU PATRAO NAO QUER FAZER CONTRATO PARA MIM PQ JA TENHO 37 ANOS.SE ELE ME CONTRATAR PAGA MUITA TAXA.NAO FALO SO PRA MIM QUE SOU ESTRANGEIRO ATE PRO ITALIANOS ISSO ACONTECE.AGORA NAO POSSO MENTIR AQUI EU TENHO UMA VIDA MUITO BOA,TENHO MEU CARRO MINHA CASA,VIAJO SEMPRE PARA QUALQUER LUGAR DA EUROPA.
    O NOSSO BRASIL TEM SEU PROBLEMAS MAS EU AMO MEU BRASIL SOU BRASILEIRO VOU MORRER BRASILEIRO,SOU CARIOCA DA GEMA,

  66. Oi…tenho 28 anos e pretendo morar com uma prima minha que foi casada com um italiano e ja tem a cidadania a mais de 10 anos. Pretendo conseguir um emprego que me ajude a conseguir um visto e permanecer por la. Mas estou com duvidas quanto ao tipo de trabalho, pois me disseram que la vc acha mais pra limpeza. è verdade que com habilitação pode-se conseguir um emprego melhor? e quais a melhores regiões para se buscar trabalho? obrigada!!

  67. Arrumar trabalho na Italia neste momento nao esta muito facil, especialmente se vc nao fala italiano. Sem falar a lingua, voce provavelmente encontrara trabalhos manuais, que necessitam de uma comunicaçao minima.
    abs,
    Barbara

  68. Ciao a tutti

    Me chamo Rodrigo e estou me formando em breve em Ciências Biológicas. A algum tempo venho planejando em passar uns tempos na Itália, mais não tenho amigos nem parentes que moram lá. Gostaria de me informar se há grupos de brasileiros que vivem em "republicas" ou algo similar que possam dividir moradia e como faço para conseguir validar meu diploma lá e se trabalhar nessa area é complicado(dando aula ou atuando dentro do bacharelado).
    Deixo meu contato para quem se interessar em dividir casa.
    rodrigo_pelegrin@hotmail.com

  69. Muito bom o site.
    Bom, essa é a minha dúvida.

    Uma pessoa que sai do Brasil e vai para a Itália à turismo, ainda tem o direito de solicitar nos 8 primeiros dias o tal "PERMESSO", estou muito afim de estudar Italiano na Itália, conheço um Italiano, e eu ficaria na casa dele o tempo que fosse preciso para eu concluir o curso..e ele no caso, seria meu "responsavel"= bancaria tudo isso é possivel?

  70. Não. Como cidadã brasileira você pode ficar na Italia como turista por um período máximo de 3 meses. Esse período pode ser prolongado se você fizer algum curso de longa duração e neste caso você pode pedir um visto de estudo do consulado italiano no brasil.
    O permesso di soggiorno serve para quem pretende morar na Italia, mas para você ter direito ao permesso você tem que ter um motivo dentro da lei: por exemplo porque uma empresa italiana te contratou (mesmo assim eh dificilissimo conseguir este permesso que eh super disputado) ou porque você tem uma outra cidadania européia e pode morar na italia, mas deve "avisar" o governo italiano que está morando aqui.

    Você pode conseguir o seu permesso por casamento. Se você se casar com um italiano tem direito a morar na Italia (mas isso não significa que imediatamente você consiga a cidadania italiana).

    Um abraço e boa sorte

    Barbara

  71. permesso di soggiorno ou cittadinanza, qual dos dois é mais facil conseguir para poder passar um tempo na italia?

  72. @anonimo1
    o processo para obtençao da cidadania por casamento eh longo e complicado.

    @anonimo2
    mas que pergunta eh essa??? depende da sua situaçao.

  73. Meu nome é Roberto ano passado fui para a italia,na provincia de COMMO,lá ao lado do lago
    é lindo,meu filho está se formando em engenheiro
    eletrotecnico, e trabalha na ABB a mais de 12 anos ele mora na ITALIA a mais de 18 anos, ele diz que tem-se que estudar muito, mais acha a ITALIA maravilhosa eu pretendo,pois daqui a 1 mês termino a faculdade de Direito,voltar a passear ,pois minha irmã mora na suiça e a outra na alemanha, todas gostam do lugar onde moram e ´so falam bem.

  74. Olá, recentemente meu marido teve a proposta de ir morar na Italia e ser responsável pelo escritório da empresa brasileira lá.Temos que tomar uma decisao logo mas estamos com muitas dúvidas. Trabalho nao seria o problema pq iriamos os dois empregados para lá e tbm pq meu marido tem cidadania italiana conseguida na propria Italia, em Sondrio. As dúvidas giram em torno de viver o dia a dia por la. Penso em ter filhos logo e nao para de trabalhar. Morariamos em Milao. Alguem sabe como sao os alugueis, as escolas tanto para as criancas que pretendo ter e tbm para mim e meu marido, pois pretendemos fazer mestrado. Meu marido fala italiano fluente e eu apenas ingles…Existem escolas de idiomas que ensinam brasileiros a falar italino? JA conheco a Italia (MIlao,Veneza,Piza,Firenze;Roma,Grada, Sondrio..) mas apenas como turista. Gostei muito de tudo, mas sei que morar é bem diferente.. Precisamos decidir se vamos ou nao,se alguem puder ajudar com informaçoes..Obrigada

  75. Sim, existem escolas de idiomas que ensinam o italiano. Não são específicas para brasileiro, mas dá para aprender bem a língua. Uma outra possibilidade é encontrar um professor particular.
    Eventualmente você pode se informar se a empresa tem algum curso especial, visto que está transferindo vocês dois.

    Sobre escolas, em geral as crianças estudam em escola pública. O sistema de ensino italiano é diferente do brasileiro, mas a escola pública é de qualidade. Você pode ler mais sobre isso aqui:

    http://www.brasilnaitalia.net/2008/11/ordenamento-da-escola-italiana.html

    Além disso, em geral as empresas quando transferem um profissional costumam pagar o aluguel (ou uma boa parte dele) então isso não será um problema para vocês.

    Com tudo pago, salário garantido, vir para a Italia pode ser uma boa experiência.

    abs,

    Barbara

  76. nossa adorei lendo todas as perguntas e e respostas deu para ter uma idéia do que vou enfrentar em dezembro desse ano eu me caso com um italiano que tem um trabalho estavél e já está tudo basicamente pronto para o nosso casamento eu moro em sp sou enfermeira sei que nao vou poder exercer minha profissao mas minha duvida é minha filha de 6 anos irá comigo quero saber as dificuldades que ela terá para estudar agradeceria se me ajuda-se nessa questao!!!

  77. Barbara, obrigada pelo retorno… hoje mesmo meu marido disse sim para a proposta. Agora só me resta correr atrás do relógio para questao do idioma, o que fica no Brasil… enfim. Vamos que vamos!

  78. Que seja uma otima experiencia! :) Depois vem aqui contar pra gente como eh a adaptaçao a nova vida…

  79. Olá, para levar um filho para morar na italia, o que devo fazer para ele continuar os estudos la, a minha filha tem 11 anos, terei que traduzir algum documento? agradeço desde de ja
    Joana

  80. Joana,
    Em geral toda criança na Italia tem direito a estudo publico e provavelmente no seu caso acho que a escolha da classe depende mais da idade da sua filha do que digamos do "curriculum".
    De qualquer modo, recomendo que cheque a informaçao diretamente na Italia, no Comune em que voce pretende residir.
    Um abraço,
    Barbara

  81. Gostaria de saber sobre o casamento, meu namorado è brasileiro mas vive na Italia a 8 anos, estive esse ano la. Gostaria de saber se a unica maneira de eu viver com ele la seria casando, ou tem outra maneira? Se for so pelo casamento podemos casar la mesmo ou teriamos que casar aqui. Sobre emprego gostaria de alguns sites q pudesse me cadastrar, falo italiano, entao isso nao seria problema, aguardo respostas…

  82. eu tenho 23 anos sou brasileiro naum tenho nenhuma descendência italiana, ja fiquei por 1 ano na italia,falo italiano itermadiario.hoje estou no brasil quero voltar morar na italia minha irmã é casada i mora lá a mais de 10anos ja é cidadã.i eu como faço morar i trabalhar como virgilante=segurança ou enfermeiro,i se os certificados desses dois cursos sao validos por la no caso o de en fermagem sao de 2 anos de curso,no caso vou morar com minha irmã que é um ponto de apoio que morar em uma cidade que tem praia provicia de bologna i me fale se esse é um bom lugar da italia pra se morar,espero a resposta anciosamente

  83. oi tenho 24 sou brasileiro estou cursando ginasio,queria saber quais documentos tirar para terminar meus estudos na italia na Emilia Romagna.quais sao minhas chaces de trabalho,falo um pouca italiano…

  84. Socio para abertura de Empresa na Italia capital de: 50 000 00 Cinquenta Mil Reais …
    no maximo dois socios para atingir capital necesssario para abertura da Empresa .
    Cuidamos de toda sua documentacao:Permesso di soggiorno entre outros usual documentos italianos .+ Residencia direto no Consulado Italiano no Rio de Janeiro e no Tabeliao/NOTARy.
    com isto vc tera direito a fora da sociedade fazer cursos . estudar na sua area/ viajar sem problemas pela europa inteira ou iniciar ou extender este negocio pela europa no pais que desejar.sem problemas.
    entre em contato
    Tencionamos exportar laticinios para japao.
    O socio Principal se encontra no Brasil
    caso tenha interesse nos contate
    andre costa Tokyo japao
    msn: neyous@live.jp
    ou andrea3pt@yahoo.it

  85. SOu do Rio de janeiro e ja estive varias vezes na Italia assim como em outros paises na Europa. para dizer a verdade a alguns amigos aqui no site : a vida na italia e boa demais . fora o que se tem no Brasil de badidos. roubos/ assaltos etc.. isto vai de onde vc anda e com quem anda e onde se encontra e a que horas .
    tudo e muito relativo.
    o povo e amigavel demais com brasileiro jah indiferentes com outras etnias que vivem na italia.
    para se conseguir trabalhar e e studar na italia so tem 3 opcoes:
    uma que voce tenha descendencia italia e jah tenha posse do permesso de soggiorno.+tessera sanitaria etc…
    2. voce sejah assumido por alguem ou firma. para isto esta pessoa tem de comprovar certo montante de dinheiro para solicitar sua fixacao como funcionario residencial ou de firma. mas e procedimento simples e facil e nao demora muito. uma vez iniciado o procedimento e aceito ja se pode considerar dentro da italia. e vc por sua vez (uma vez obtendo a carta de soggiorno ) na proxima leva digo: todo ano tem sanatoria na italia
    ou sejah eles colocam todas as pessaos interessadas em regula. tem dao documentos para viver e trabalhar mas para isso tera de ter dinehiro para sua aplicacao e deixar o seu principal avalista.
    que foi na sua chegada quem assinou sua documentacao . este segundo tramite todo marco de cada ano esta aberto se nao em enganoa data .
    3. seria voce casando com natural italiano.
    homen ou mulher .
    casar na italia e mais barato no sentido de que ,
    na italia vc nao necessita pagar atxa ao governo uma vez por ano de 1000 00 euros. ja na englaterra enguanto durar seu casamento todo ano finald e ano vc tem de pagar esta taxa ao governo esteja ou nao casada juntos …se acso se divorciar na englaterra tera de continuar oagando esta taxa.
    maiores informacoes posso dar no meu site .
    obrigado..
    quem quiser estudar na italia a aplicacao e facil saindo do Brasil . basta ter comprovante de dinheiro para seu sustento e cartao de cradito. nem que consiga dibnheiro emprestado para poder mostarr na imigaracao e depois devolver a quem te deu isto facilita sua entrada na europa . mas a ida jah tem de ser feita com carta da escola italiana te chamando
    para facilitar sua passagem pelo corredor de imigracao italiano pois uma vez la dentrod a imigracao do aeroporto quando vc pensa que esta livre tem mais guiches para nova checagem..
    esteja esperto…

  86. bolonha e belissma mas e cidade de interior
    nao se tem muito que ver…
    quanto aos seus diploma de enfermagem se sua irma esta legal lah ela pode te fazer documentos sem problemas ou abrir emrpesa de cuidados de idosos e te colocar como funcionario ou vice versa.
    de qualquer forma ela pode te chamar batsa uma caraty dela e pronto voce jahe sta dentro ..
    abracos faca jah a traducao de seus documentos no Brasil na italia depois que chegar faca a traducao de seus diplomas de enferm,eiro em orgaos competentes.. mas jah leve este diplomas traduzidos em italiano e carta do curso onde foi feito o curso…

  87. parq quem quer fazer cursos de italiano na Italia as igrejas oferecem cursos gratuitos mas maioria dos cursos gratuitos sao a noite uma vez por semana ou sejah vc pod e fazer matricula em varios centros onde vc mora e fechara semana . mas estes cursos nao dao direito a trabalhar para trabalhar tem cursos expecificos .. escolas vc tem de encontrar no secondamano.. jornal italiano tem alguns post .

  88. Oi Pessoal, por favor quem puder me ajudar, tenho uma duvida: Sou brasileira, mas moro nos Estados Unidos, meu noivo trabalha na Italia e tem a cidadania Italiana. Pretendemos nos casar e assim eu poderia ir para Italia junto com minha filha. Minha pergunta eh: eu conseguiria a minha cidadania e a de minha filha, e eu poderia ir antes de nos casarmos, quero dizer, ele poderia pedir la uma autorizacao para eu viajar antes de casar (somente como noiva)?. Por favor, quem souber me responda sim…… bjus pra todos

  89. Como turista brasileira voce pode ficar ate 3 meses dentro da lei e poderia casar dentro desse periodo. Se existe um permesso especial para prorrogar esse periodo, nao saberia te dizer. Quem sabe algum outro leitor que ja passou pela situação… abs

  90. Morei em Olbia/Sardegna. Estudei italiano lá mesmo, numa escola pública q oferecia cursos para estrangeiros. Sou pedadoga e levei o diploma traduzido…não serviu! Teria que estudar o equivalente há 2 anos de faculdade para complementar o currículo. Cuidado! Cada região da Italia tem um tipo de informação, pesquise antes de viajar!
    Fui p Sardegna pq meu namorado (agora ex) fazia a cidadania e trabalhava lá. Demorou um ano e 2 meses para receber a cidadania e olha que a Comune de Olbia era organizada…
    Trabalhava fazendo limpeza em casas de veraneio, era funcionária de uma caseira…
    Quando não temos informação segura ou vamos com a idéia de "lá dou um jeito", corremos o risco de voltarmos frustrados e com poucos euros no bolso. Fui por ter sido convidada e "iria" casar, mas o tempo passou e depois de 3 meses eu estava irregular, vivendo "assustada" na ilha. Lembro bem que o Berlusconi estava na caça aos ilegais (2008).Conheci alguns lugares lindos como Milano, Roma, Brescia, San Marino, Cattolica, Oristano, Porto Cervo, Porto Rotondo…Para quem realmente conhece a Italia, sabe q não conheci nada!
    —————————————-
    Gabi, autorização não existe (pelo menos até 2008). O que teu marido pode fazer é comunicar o endereço que ele reside e que vcs irão ficar. A partir disso vá a Comune, vá ao consulado do Brasil pq vais ter que solicitar a Nulla Osta e dar entrada no casório.

    Alguém mais ATUALIZADO ajuda a Gabi gente?

  91. Ola,vou com meu filho de 11 anos,no final do ano e icaremos na casa do meu namorado,so que por eu estar levando meu filho,fico ainda mais preocupada,vamos ficar 1 mes,vou levar a carta convite e 2.000.000 euros,com esse valor eu precisaria tambem de um cartao de credito internacional ou estaria bom pra este periodo para nos dois!E quanto ao vinculo se me perguntarem,digo que vou visitar meu namorado ou visitar um amigo?Por favor me ajudem!!!!!!!!!!!Obrigada!

  92. Eh muito dificil que alguem pare para contar quanto dinheiro voce está levando, ainda mais se você vai com passagem de ida e volta marcadas.

    Se você tem a carta convite, significa que tem já onde ficar.

    Não acho que será necessário dar tanta satisfação, nem vão te perguntar nada.
    Se acontecer de te pararem diz que é amigo e ponto final.

    Boa viagem e vai tranquila!

    abs

    Barbara

  93. Oi, estou aqui pela primeira vez e gostei muito da seriedade que você coloca ao esclarecer as dúvidas do pessoal.
    Agora segue a minha:
    Tenho a cidadania italiana e já tenho o passaporte europeu também.
    Estarei indo à Itália de 27/12/2010 a 25/01/2011. Gostaria de tirar a Carteira de Identidade e, pelo que sei, deve ser na Comune que fiz meu processo de cidadania que, no meu caso é em Castellabate(Salerno).
    Por favor, vc sabe se somente nesta Comune é que posso retirar a Identidade?
    No período que citei em que estarei na Itália, tudo funciona ou há um recesso devido ao final de ano?
    Quais os documentos necessários para a retirada da Cédula de Identidade Italiana? E se consigo fazer na hora?
    Desculpe por tantas perguntas e obrigadíssimo,
    Abraços,
    Andréa

  94. Por favor, será que pode me ajudar?
    Possuo cidadania italiana e não falo muito o italiano, mas pretendo aprender…
    Sou formada em Direito.
    Gostaria de trabalhar em uma cidade turística da Itália, pode ser pequena, talvez uma praia… há possibilidades de empregos de verão? Sabe me dizer que lugar turístico/ praia da Itália é bom para se viver? Não conheço nada.
    Eu gostaria de aprender bem a língua numa cidade dessas e depois tentar fazer uma espeicalização em uma Universidade…
    Tenho um apto em SP que pretendo alugar para complementar a renda ( dá uns 800 euros p mês).
    Agradeço muito qualquer informação

    Obrigada
    Teca

  95. Teca
    As cidades do agito na Toscana sao Viareggio e Forte dei Marmi, provavelmente voce encontra um emprego por la em lojas, bares ou hoteis. A estaçao começa em maio e dura ate setembro. Em geral os empregadores preferem pegar uma pessoa para cobrir todo o periodo.
    A partir de fevereiro eu ja ficaria ligada nas propostas de emprego e enviaria mil cv…

  96. Andréa,
    Sobre a carteira de identidade… bem, no final do ano existe um recesso dos comunes, nao saberia informar sobre este de Salerno porque podem ter variaçoes entre diferentes regioes.
    Eu tenho a sensação que a carteira de identidade deve ser pedida no Comune onde você é residente. Se você não é residente na Italia, não sei se te fazem o documento porque o Comune de Residenza vem escrito na carteira de identidade (talvez vc tivesse que pedir a carteira de identidade no consulado?). Bem, quem sabe tem alguem mais bem informado. De qualquer modo, cheque isso que eu te falei. abs Barbara

  97. Olá, meu nome é monika…pedi umas informações aqui, mas não consigo localizar a resposta, então vou refazê-las.
    Tenho namorado italiano e pretendemos morar juntos apartir de janeiro 2011 e casar posteriormente. Ele tem uma loja e trabalho fixo, eu tenho cursos de massoterapia, depilação, estou fazendo curso de estética (mas ñ vou terminar) faço unhas etc.
    Vou ajudá-lo em sua loja e tb gostaria de complementar a renda com o que aprendi nos cursos, com atendimento em domicílio.
    Agora a pergunta: Poderia, como "tenho emprego certo" meu namorado enviar algum documento onde comprove que estou indo trabalhar? como fazer? Seria isso interessante ou é melhor ir como turista mesmo?
    Peço tb sua opinião sobre a possibilidade do trabalho em domicílio. Quando estive lá em novembro 2009, as pessoas me sugeriam isso.
    Gostei muito do seu blog e peço que me responda.
    Obrigadaa :D

  98. Olá
    gostaria de uma informação, que creio, vc será capaz de me dar… Tenho um conhecido (pessoa importante para minha família) que está detido na Itália há um ano e dois meses, pq adentrou o país de forma ilegal ( passaporte falso). Ele está detido em Casa Circondarialle. Minha pergunta é: as leis italianas estão tão rígidas assim para os ilegais? Esse rapaz ja está retornando ao Brasil, pois será deportado. Minha pergunta: será que o crime por ilegalidade é que o levou a ficar tanto tempo detido? Ou talvez ele tenha cometido algo mais grave, que forçou sua permanência mais tempo no país? Cheguei a pedir informações no consulado brasileiro em Roma, mas eles disseram que as minhas informações estavam genéricas e que não teriam como ajudar. Ser ilegal na Itália hoje, é tratado como crime, passível de tantos meses de detenção? Estudei esse assunto em vários sites, mas gostaria muito que vc me respondesse, se possível
    Abraços
    Ps: vou manter sigilo do meu nome e da pessoa para evitar constrangimentos. Agradeço muito se vc responder.
    Ps² : a pessoa em questão fez vários cursos no país, de italiano e outros.

  99. Oi,Meu nome é Carol e eu tenho 17 anos . Eu quero muito morar na Itália , mas ainda estou nova e preciso terminar meus estudos.E antes disso quero passar alguns meses lá,para conhecer melhor e ver se é isso mesmo que eu quero. No meu caso , eu tenho uma amiga que veio para cá , e já voltou pra Itália.Ela disse que quand eu for for pra lá, pra avisa-la , porque assim eu fico esse tempo na casa dela .
    Isso é bom , né?
    tendo uma pessoa que já conheço e já tendo um ligar para ficar.
    Ainda não tenho passaporte, demora muito para tirar?

  100. (…) Outra coisa .
    Não se se você conhece , mais eu fazia cursos na "Casa do Menor – Padre Renato" . e aqui aonde eu moro , tem varias Centro culturais dele . E muitos Italianos e Alemães vem para cá , ficar um ano , ajudando essas casas que [Oferecem cusos profissionalizante,abrigo para menores infratores e sem famílias e centros culturais].
    Você sabe me dizer se aqui no Brasil tem isso também ? De Brasileiros irem para lá trabalharem assim ..
    Me ajudem por favoooooooor , por que de uma coisa eu tenho certeza . Quero passar pelo menos alguns anos na Itália , se eu não for morar.

    Meu orkut : http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1296935768834387573&rl=t
    Face Book : http://www.facebook.com/CarolinneCross
    Email : carolzinha_16jp@hotmail.com

    Me respondam por favor :/ Obrigada .

  101. Olá, tenho um namorado que mora na itália, Fui passar as férias lá.. AMEI.. Amei o fato de estar de férias só passeando.. HAUHAUHAA.. Mas enfim, ele é filho de Brasileira com Italiano, tá fazendo universidade.. a família dele quer vim embora pro Brasil, mas isso pode demorar uns 3 ou 4 anos ainda. Eu não aguento mais ficar longe. É impossível me casar com ele agora, pois eu tenho 23 anos e ele 19.. somos muito novos! Eu pensei no fato de poder ir morar um período na Italia, pra poder ficar mais perto dele.. Mas não sei qual o primeiro passo. EU preciso sair daqui já com visto de permanencia temporária pra ir pra Italia? Pra conseguir o visto é necessário ter já um emprego certo na itália? Mesmo com o visto eu preciso (ser obrigada) a solicitar o Permesso di Soggiorno? Tenho boa aparencia, talvez isso possa me ajudar em algum supermercado, sei lá.. também não me importo, eu não quero ir pra morar definitivamente.. só passar um tempo de NO MAXIMO 2 anos.

  102. @Anonimo
    Sobre o amigo detido na Italia: sim, é possível que ele tenha sido detido por não ter os documentos italianos porque as leis na Italia estão mudando e o país anda em uma fase contrária a imigração.
    Não posso saber o que aconteceu exatamente no caso do seu conhecido.
    Dá uma olhada neste artigo que escrevi há algum tempo:
    http://www.brasilnaitalia.net/2009/02/imigrantes-nao-sao-bem-vindos-na-italia.html

    @Caroline
    O passaporte brasileiro você tira na Receita Federal, recomendo que tire com pelo menos um mês de antecedência. Na verdade o processo é rápido, mas se você já sabe que vai viajar, não deixe para a última hora.

    Aqui na Italia existe por exemplo um programa para quem vai trabalhar na colheita. Te dão hospedagem e alimentação e você ajuda no trabalho. Escrevemos um artigo no blog em inglês aqui:
    http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany/free-accomodation-tuscany/

    @Thiala
    O ideal é que você já saia do país com o visto de permanencia, seja por motivo de estudo ou de trabalho. Se não me engano, a própria família pode te ajudar, dizendo que você vem para trabalhar com eles.
    Preciso de tempo para escrever um artigo sobre isso com calma, assim que sobrar tempo publico aqui no blog.
    abs

  103. Muitooo obrigada pelas informções prestadas! Li todo o artigo sobre as mudanças quanto à imigração na Itália.Não podemos culpá-los também. Nosso país é lindo e morar no Brasil é muito bom , apesar de todos os problemas que nós brasileiros, enfrentamos. Nosso amigo, que está detido na Itália, se iludiu achando que tudo seria cor de rosa em um país estrangeiro. Foi um amadurecimento para ele. Mas ele já esta retornando, deportado. Boa sorte a todos que vão pra lá… que realmente possam encontrar o que procuram..
    bjus a todos e mais uma vez obrigada

  104. Espero que o retorno seja o inicio de uma nova vida, melhor e feliz. Um abraço!

  105. Espero do fundo do coração que seja feliz mesmo!!! E que nunca mais faça isso com a gente de novo, pq todos estamos preocupados com a pessoa. Um grande abraço pra vc e felicidades também

  106. Sempre dizem que para morar na Itália você precisa de um visto com alguma das condições, ser casado com italiano, cursos etc. Por exemplo, seu eu for à Itália como turista, arranjar um emprego e acabar deixando por passar a cota de 90 dias, como devo recorrer para poder prolongar minha estadia?
    Desde de já, obrigado.
    Pedro

  107. Oi Pedro,
    Essa pergunta requer um artigo exclusivo.
    Coloquei na minha lista e assim que conseguir escrevo sobre isso.
    Fica ligado aqui no blog.
    AbraÇos,
    barbar

  108. Olá minha esposa é neta de italiano, mas como os documentos são antigos,o sobrenome dela acabou ficando diferente, como fazemos para que ela consiga a dupla cidadania ou conserte essa diferença? e se ela conseguir eu e minha filha também usufluiremos desta vantagem?

  109. Ela tem que pagar um advogado para corrigir os nomes aí no Brasil, por exemplo se o nome é Ana para Anna. A partir daí entra com o processo de cidadania. Eu recomendo que você procure um especialista, acompanho sempre o blog http://www.minhasaga.org do Fabio, ele esta mais atualizado do que eu.
    abs,
    Barbara

  110. eu qr ir para a italia estou me planejando naum tenhu nada em maos ainda oq devo fazer pretendo ir para estudar e me qualificar na profissao q escolhi e aconselhável msm q eu va para lah e o devo fazer para tirar minha cidadania aguado resposta se puder me ajudar estarei ricamente grato danisevero_100@hotmail.com muito obrigado e adorei o site daniel

  111. entaum barbara eu pretendo ir em novembro do ano q vem pois eu ainda estou cursando um curso aqui no brasil, eu sou bisneto de italiano e minha descendencia e direta quais sao os documentos necessarios para eu ir e oq preciso fazer mais e possivel ter uma vida ao menos estavel ai na italia para manter meus estudos agradeço a ajuda daniel sansevero

  112. tenhu tbm outra duvida em junhu eu me formo em tecnico em logistica pelo centro paula souza gostaria de saber tbm se o meu diploma sera aceito lah e gostaria tbm se possivel que me indique algum site com bate papo com pessoas q morem na italia para eu achar e fazer amigos por lah pois ate entaum naum conhço ninguem lah se puder me ajudar estarei muito grato e continue com o blog pois ajuda muito !!!!

  113. Bom dia. Há algum tempo leio este Blog. Venho me preparando, aprendendo a língua me profissionlizando. Para que eu possa me dirigir a Italia. Não será logo, no meu projeto ainda à etapas que devem ser execultadas. A grande questão, não sou descendente…qual o procedimento para que va morar e trabalhar na Italia, até mesmo para que eu possa estudar?
    Agradeceria se pudesse me ajudar a desmestificar isto…

  114. Olá,
    Sou brasileiro e gostaria de ir morar na Itália. Como poderia permanecer na Itália por mais de 3 meses de forma legal?

  115. Eu e meu marido pretendemos ir morar na Itália, e temos 250 mil euros para abrir um pequeno negócio. Li que na Itália, os italianos costumam comprar sobremesas prontas ao invés de fazê-las em casa e gostariamos de atuar neste ramo, já que possuimos experiência.Poderia me confirmar este costume? E nas cidades turísticas, seria uma alternativa de negócio? Nós gostariamos de morar no norte (Milão), com um negócio para sobrevivermos, não esperando ficarmos ricos.

  116. primeiramente parabéns pelo site, continue com o trabalho!
    Eu moro na Italia a 1 ano e meio.. Adorooo , a unica coisa que me faz propio nojo..Sao as pessoas acharem que aqui è o paraiso..A onde é que é paraiso gente? se alguem souber um pais Que as pessoas ganham dinheiro brincando, qe as pessoas nao tem racismo, que nao exista falsidade, e falta de trabalho..Entre tantos outros probleminhas..
    Eu adoro morar aqui, nao sou casada mas moro com visto de lavoro , como se eu trabalhasse pro meu marido..Sou maranhence.. amo meu BRASIL mas que tudooooo!!
    Nao vejo por que recriminar um pais so por seus problemas.. em todos os lugares tem problemas e dificuldades, mas existem pessoas que gostam de aumenta as dificuldades, nada cai do cèu e temos mesmo que batalhar, quem quizer viver na Italia recomendo.. siga emfrente, boa sorte..

    Eu tenho uma duvida.
    Estamos querendo casar no brasil, quero saber se terei os mesmo direitos , aqui na italia?
    Ele esta separado e pensamos em casar so no civil..
    mas pode ser que eu mude casar no religioso no brasil e casar no civil aqui..
    (Uma vez me falaram que as pessoas casadas eram mas respeitadas eu nao quis dar importancia, pq pra mim importa mesmo é o respeito um com o outro, a relaçao precisa ser verdadeira, mas infelismente é verdade.. Na escola qe eu estudo as pessoas ficam buscando no meu dedo a aliança, mesmo qe elas vejam um anel de compromisso lindo com um diamante brilhantesmo, elas acham que nao sou casada e acham até que nao levo a serio..
    Mas nao sera' por isso que vamos casar, apenas por que nos amamos..
    Infelismente alguns tem sorte e outros brincam com a sorte!!
    parabens pelo blog..
    buona giornata
    baci..

  117. Muito bom esse site tira muitas duvidas que temos, queria que me ajudassem pois como a maioria tambem tenho algumas duvidas, eu tenho a cidadania italiana, estou de mudança para Italia, gostaria de saber se posso casar com meu namorado brasileiro na Italia, passar os direitos de cidadão italiano para ele lá, sem precisar vir para o Brasil novamente, mais por causa do dinheiro, porque adoraria me casar no Brasil com uma boa parte da minha familia que estas aqui, muito obrigada se poderem me responder.
    beijoos

  118. Conheci este Blog hoje e estou gostando.
    Pretendo fazer um doutorado sanduiche na Itália, as ainda não sei se em Roma ou Cagliari.
    Irei com bolsa daqui do Brasil.
    Gostaria de saber se existe um espaço na web de estudantes brasileiros na Itália para eu trocar informações.
    Grata

  119. Ola…. preciso de orientaçao….vivo com meu Namorado Italiano aqui no Brasil ( em Sao paulo ) a 3 anos, nao somos casados ainda, enfim…ele depois de muito pensar resolveu ir embora vendeu seu negocio aqui e quer voltar para seu pais, minha angustia e com relaçao a minha situaçao….uma coisa e voce ir de Ferias para Italia…e outra e voce ir morar….estou com medo….resumindo rsrs e acredito que uma pessoa que ja tenha passado por todas as burocracias possa me ajudar….nao tenho emprego la porem a familia dele ja disse que pode estar ageitando as coisas para mim. la, mas como ter visto se ainda no somos casados…o ideal e ofucializar nossa relaçao aqui no Brasil? Estou entrando contatos com mais pessoas e trocar experiencias…..por que estou com os dias contados aqui….e nao sei por onde começar
    muito obrigada pela atençao

  120. entao , eu estou aqi na itaia pela terceira x que vim pra dar entrada na minha cidadania italiana, juntei grana por 1 ano e meio e agora ja tem 3 meses e estou com um permesso de atesa de citadinanza e acabou meu dineiro, meus docuemntos nao sairam , nao tneho mais como pagar meu alugeul e o pior, esotu com minha filha de 8 anos sem comida e agora vou ser obrigada e morar num abrigo ate o meu pedido de repatriacao ser aceito pela embaxada e ou consulado do brasil em roma e eu poder voltar pro brasil o mais rapido possivel pois minha filha e eu estamos numa depressao horrivl, tb agora fazemos 1 refeicao a cada 2 dias, aqui n italia e mesmo um sonho que nunca atingimos e tb a ajuda pra imigrantes e escassa, entao quem vier pra ca tem que pesnar mil x que o brasil memso com um salario minimo se vive bem e tb as pessoas se ajudam umas as outras, coisa que noa acontce aqui pk as pessoas nem olham na sua cara qdo veem que somos estrangeiros, somos maltratados, coisa que noa aocntece com os itaiannos no brasil, ense bem brasileiros antes de afivelar as malas pra virem morar aqui…

  121. tava passando por aqui… lendo alguns comentários, e não deixei de reparar no comentário anônimo que dizia: "Só sei que quero distância de brasileiros na Itália porque são todos invejosos mentirosos falsos e ainda passam vergonha!!!"
    Lendo os comentários acima, pode-se concluir que é uma brasileira que sonha em morar na itália…
    Só que a coitada não percebeu que insultando os brasileiros, acaba se insultando também.
    Mesmo que tenha cidadania italiana… se nasceu no Brasil, é brasileira também querida… hahaha

    Eu fico indignada com essas pessoas que esquecem que também são brasileiras… não é um passaporte italiano que vai te tornar italiana se tu moraste a vida inteira no Brasil…
    É como costumam dizer aqui na minha cidade (de interior) pra quem vai morar na capital: Você pode sair da colônia, mas a colônia nunca sairá de você…
    heiauheaiheauihe

    ok.. parei agora…
    parábens pelo site! ótimo!!

  122. Parabéns pelo blog,amo conhecer mundo diferentes,principalmente quando se trata de extintas mentes humanas…rsrsr… Bem,minha irmã é casada com um italiano,tem um filho de 1 ano e mora lá há alguns anos…Gostaria de saber se há como eu morar lá com ela,uma vez que ela me chama sempre,o que devo fazer pra concretizar este sonho,e estar legalmente na itália? Beijosss

  123. Oi,então só quero saber mesmo se é muito dificil ir morar lá,uma vez que ja tem uma estrutura… a questão de estudar e tal…

  124. Olá! Me chamo Lucy, estava vendo alguns comentários, bom, nao é fácil morar lah ainda mais neste momento que posso dizer crítico,mas, vamos lá…Italia é um belo País sim!eu tive uma bela história casei o ano passado e moro em Milano(provincia)agora estou no Brasil e vim resolver os documentos para levar meus filhos ano que vem e estou com uma dúvida…Eu depois de resolver a parte da vara da infancia e da juventude tenho que traduzir os documentos(certidao de nascimento e autorizaÇao do pai)juramentados e autenticados em cartório eu devo ir no consulado italiano?ou os documentos já traduzidos por um tradutor juramentado vale?

    abraÇos Lucy

  125. Moro em portugal, e minha noiva esta no Brasil tratando dos documentos dela pois seu avô era italiano … Tenho uma duvida ela ao conseguir a documentaçao e vir para portugal podemos nos casar aqui em portugal ? Pois no momento nao posso ir ao Brasil ….

    Agradeço por qualquer resposta ….

  126. Me tirem dúvidas! Pretendo ir á Italia como turista e arrumar um emprego lá. Como é o processo que tenho que fazer para ficar com a documentaçao ok? Por quanto acho um quarto lá? até eu achar um ap pra mim?Vcs tem noçao?

  127. Excelente blog!
    Parabens pelo belo trabalho "Brasil na Italia".
    A minha duvida eh a seguinte…Quero passar 6 meses na Italia. A minha intencao eh de aprender a lingua italiana. Penso em ir para a regiao dos meus avos, VENETO. Gostaria de saber:
    -Em relacao a moradia, qual seria o custo mensal, quarto ou um estudio(kitnete)?
    -Alimentacao, qual seria o valor a ser gasto?

    Abraco a todos!

  128. Oi Barbara,
    Li o artigo e eh muito esclarecedor!
    O que eu estou querendo eh chegar na Italia e ja comecar a estudar(meu italiano eh bem fraquinho),
    Estou procurando uma escola que tenha um bom preco…Sei que vou gastar uma boa quantia, mas quero tentar ser economico em todos os aspectos,
    A decisao da cidade para onde vou vai depender da escola que melhor me atender,
    Vc sabe de alguma?
    Abs
    Bruno.

  129. Olá…a um ano venho acompanhando o blog, e estudando o a língua italiana. Estou convencido de que é o melhor que eu faço em mudar de ares por um tempo. Falta um pouco para me formar em automação. Por isto pretendo ficar aqui no Brasil por um ano e meio mais ou menos. Gostaria de saber, para que eu não veja nada ir por água abaixo, o quanto preciso ter economizado para ficar numa boa, tipo 6mil, 7mil, 15mil EUR. Este tipo de coisa, tenho acompanhado as vagas de emprego na italia e me parece que esta bastante diversificado as regiões e as áreas de trabalho. Outra duvida é sobre as bolsas de estudo me de uma dica, por favor,agora ja tenho segurança em meu itaiano para começar a ter contato com as instituições.
    Filhos, tenho uma, se daqui um tempo quiser leva-la, sabe como proceder, escola….etc….
    UFA!!!!!!e ainda nem perguntei tudo…..mas nós temos tempo,né?…Obrigado e até logo.

  130. Barbara primeiramente: meus sinceros parabens, estou bastante satisfeito em ler o seu blog, ele é bastante esclarecedor; meus parabens !!!
    Bem vamos lá: meu nome é murilo e eu tenho tantas perguntas a fazer q não sei bem por onde começar, rsrsrsrs ,eu tenho grande interrece d m mudar do brasil para italia mas isso d forma definitiva e estou bastante entusiasmado confiante e ancioso…
    Deus conserteza vai comigo rsrsrsrsrs tanto q eu ja peço a Jesus esse direcionamento na minha vida, sei q ele ja ta mexendo os pauzinhos dele por mim .
    Quero t dizer q tenho tantas duvidas, a duvida d quanto devo juntar em dinheiro para leva e não passar sufoco no inicio, tambem quero saber se é possivel eu estar ai na italia nesse periodo de 3 meses e no mesmo eu consegui algo q m segure ai pra sempre ou no periodo d alguns anos mais, algo como trabalho e cursos profissionalizantes, eu com decor da honestidade t digo q não tenho formação em faculdade, pois o brasil não nos da essa chance dois dois um ou não temos tempo ou dinheiro.
    vou à italia não em busca d ficar rico mas sim d estabilidade e paz, sei sim q todo lugar tem lá seus problemas mas sei tambem q os problemas da italia relacinados a criminalidades são bem menores do q os do brasil e isso é fato, tenho como grande interrece ao m mudar sabendo q eu vou sair as ruas da italia e as chances d eu ser assaltado vão ser menores.
    por favor m mande respostas se possivel o mais breveu ate mais. grato murilo

  131. Oi,
    GENTEEEEE..AQUI NA EOROPA AS COISAS SAO MUITO DIFICIES,SE VC TEM DINHEIRO PRA FAZER TURISMO VC E BEM TRATADO.SE VC E IMIGRANTE TENO OU NAO SIDADANIA VC SEMPRE VAI SER MAU VISTO.

  132. olá, gostaria de saber como faço p ter autorização de moradia na italia, tudo legalmente? minha noiva tem dupla nacionalidade (italiana-brasileira).. vamos casar em julho e depois pretendemos em seguida morar na italia.. qual seria as minhas possibilidades de conseguir a permissao de moradia na italia? sendo casado com ela fica mais facil? ela tbm nunca morou na italia mas tem dupla..
    obrigado a todos o parabens pelo blog

  133. Sim, certamente se você for casado oficialmente fica mais fácil. Você não “ganha” a cidadania italiana imediatamente, mas tem o direito de residir na Italia porque é casado com uma cidadão italiana.

    No caso da sua esposa, basta que ela transfira a residência dela do Brasil para a Italia.

    Um abraço,

    Barbara

  134. Alguem com dupla cidadania (italiana-brasileira ou europeia de qq país da UE) quer casar comigo? se alguem se interessar pelo assunto, responda e coversaremos melhor XD

    ciao!

  135. Ciao!
    ADOREI isso tudo aqui!!! To pensando em ir pra Itália ano que vem e ja achei coisas mega legais com as dicas que vc posta aqui!

    Sensacional! Parabens de verdade e obrigada por ajudar quem nem sabe por onde conmeçar!!!

    Bacio!

  136. faz tres meses que to na italia tenho um namorado italiano.
    Gostaria de ficar mais tempo aqui mais tres meses ou seis meses. alguem pode me falar o que devo fazer? outra coisa sou divorciada a 3 meses quero saber se fosse pra mim casar poderia casar?
    alguem sabe me falar preciso saber com urgencia pois meu prazo esta vencendo aqui. mande por favor a resposta no meu e mail.

  137. Olá!
    Parabéns pelo site, é bastante informativo.
    Meu namorado, que é brasileiro porém possui cidadania italiana, está organizando os papeis/ procedimentos para ir à Italia, a trabalho.
    Nós vamos juntos, mas como eu não não tenho cidadania italiana, posso ficar apenas durante 03 meses, que seria o visto de turista. Li em alguns sites e até mesmo na página do consulado italiano, que é possível, no meu caso, obter o “permesso di soggiorno”. Como o mesmo é adquirido e quais os critérios para obte-lo?
    Parabenizo mais uma vez e agradeço desde já!
    Abraços

  138. Bom dia… Diante da Crise européia e tendo a Itália como a “bola da vez” como fica a situação de trabalhos pra os brasileiros na italia?..

  139. olá galera,meu nome é Adriano e vou pra italia em março de 2012 não conheço ninquem ai e queria saber, nos brasileiros conseguimos emprego ai e como faço pra arrumar permição pra trabalhar ai.adriano-merhy@hotmail.com

  140. Bom dia…. Estou me programando pra minha viagem e dúvidas é o que mais tenho,… o processo de tirar passaporte,visto pra viagem demorar muito? quanto tempo? …. desde de ja agradeço.!

  141. Ola gostaria de saber se o bacharelado em enfermagem é reconhecido na italia. Obrigada.

  142. ola…adorei o site…. queria saber como posso fazer novas amizades brasileira pra dividir apartamento…eu morava em roma e me transferi pra brescia, è dificil encontrar pessoas brasileira por aqui….

  143. Oiii estou com uma super duvida! Meu namorado tem uma casa de férias na Italia.. ja fui mais de 5 vezes e dessa vez resolvi estudar la, tenho todos os documentos da matricula na faculdade so que me mandaram ir na embaixada da Italia no Brasil….
    Na sua opiniao o que é mais facil pegar o visto de longa permanencia no COnsulado aqui no Brasil ou ir direto entrar como turista e pedir o permesso de soggiorno?
    Valeuuuuu

  144. seguinte to tri por aprender um italiano bem pegado…
    uhsuahauhuahuh
    seguinte sou brasileira do Rio Grande do Sul e quero mega fazer uma viagem meio agregação profissional e pessoal(hehehe) para Itália
    Tenho descendência italiana (mas não sei muito sobre a língua) sei um pouco sobre a Itália, quero conhecer sua gastronomia (norte a sul) por ouvir falar de sua grande ligação com a cultura do país tendo grandes influência familiares… hehe
    Conforme esse interesse quero ir até ai para aprender o idioma e sua gastronomia; quero saber se teria como me indicar alguém que more ai seja brasileiro, ou fale bem a língua portuguesa e esteja disposto a ser uma espece de tradutor e professor, que esteja afim mesmo de curtir uma aventura dessas comigo,mas quero alguém que esteja afim mesmo de me ensinar, tem que ser alguém com paciência.
    obrigada, beijos

  145. Oi Cleo…vi sua msg..estou me progrmando pra ir pra Italia estou fazendo um circulo de amizades brasileiras pra facilitar minha vida por ai..ainda não sei por onde começar ..acho que onde eu arrumar trabalho eu vou…quem sabe não podemos dividir no futuro um ap…bjsss

  146. Olá, pessoal.

    De voces que já moraram/moram na Itália, gostara de umas dicas ´para um coroa solitário sobre as melhores regiões/cidades para morar. Tenho cidadania e renda suficiente para não precisar trabalhar. Tenho preferência por cidades pequenas e que já tenham brasileiros. Será melhor um hotel, pousada ou apartamento ? E o aluguel é caro?
    Agradeço muito

  147. Benicio,

    Tudo depende de onde voce quer morar.
    Um apto de dois dormitorios no interior da Toscana (em uma cidade pequena, mas nao no meio do nada) pode custar cerca 1000/mes.
    Voce pode tentar negociar o preço com o hotel para longa termporada, um quarto de hotel super simples em uma cidade menos badalada do mesmo nivel talvez fique por uns 40 euros/dia. A vantagem do hotel é que voce nao precisa fazer limpeza, mas por outro lado nao pode convidar os amigos para um jantarzinho especial preparado por voces juntos.
    Sao escolhas…

    abs

    Barbara

  148. Oi pessoal. Sou cidadão italiano e estou em planejamento para morar na Itália. Meu plano é viajar em janeiro, no máximo fevereiro.

    Estou estudando a língua sozinho, com vários materiais em livro, audio e internet.
    Ceres, você é de Porto Alegre? Vamos nos falar!!

    Procuro pessoas que estejam planejando ir nessa mesma época também para dividirmos experiencias (e pq nao um aluguel tambem??)

    Interessados nao deixem de me escrever: getulionm@gmail.com ou via facebook Getulio Gasparotto Dadald.

    Abraço!!!

  149. Barbara, gostaria de orientação.

    Minha filha tem cidadania e mora na Itália há mais de 4 anos. Eu sou aposentada, sem problemas para me manter fora do Brasil com o que recebo, quero morar na Itália, e inclusive comprar um imóvel lá, aproveitando a valorização da nossa moeda, o que torna os valores dos imóveis na Itália bem atraentes.
    Como é a legislação italiana, neste caso ? Um estrangeiro na minha condição pode morar no país sem ter problemas ? Dependerei de um convite ou algo semelhante da minha filha, ou posso ir por mim mesma? Quais seriam os passos a seguir ?
    Agradeço muito qualquer informação.

  150. ciao gostaria de deixar uma informaçao para TALITA, que nao conheço, mas me sinto no dever de adverti-la contra possiveis armadilhas. é muito comum na juventude nao enxergarmos os perigos da vida que sao inumeros.nao quero fazer o discurso moralista, mas vale contar com a experiencia de quem conhece o lugar e as pessoas e por isso ai vai o meu conselho: eu tenho uma casa em Abruzzo mas precisamente em Pescara e considero um lugar excelente para se morar, poi è um local belo e tranquilo, estou sempre retornando là, as vezes pra passar somente 15 dias, pq so tenho 30 dias de ferias a cada ano entao pra ir 2 vezes, divido as ferias ao meio, no proximo ano deveremos passar 6 meses por la, toda a familia, e depois da minha aposentadoria pode ser que fiquemos mais tempo, ou talvez fiquemos de vez, mas isso so Deus o sabe. Agora lhe digo com toda franquesa, nào espere encontrar flores somente, pq uma brasileira sozinha, solteira, jovem, hospedada em casa de amigos, de cara poderà ser mau interpretada, nào por vc, mas porque la è um pouco assim, preconceito tem sim, as familias por la sào muito bem estruturadas e as mulheres de la, nào assimilam muito bem uma brasileira sozinha com amigos por là. Desculpe mas è um pouco assim que as coisas funcionam. Se vc for a trabalho,serà vista melhor, pois os italianos nàao entram nessa de fazer amizade se vc nào tiver um trabalho honesto, porèem se vc trabalha, ai as coisas mudam muito, pode ser a mais simples ocupaçao, mais sera considerada, caso contrario, me desculpe, mas vc encontrarà um tanto de desconfiança por là. Agora se vc tiver parentela por là que se responsabilize por vc e te introduza na sociedade local, tudo bem và và mesmo, pois abruzzo e linda e pescara è o meu paraiso particular. Caso vc tenha somente esses amigos de internet, desculpa….., mas esqueça amiga, apesar de pescara ser bem pequena cerca de 160 mil habitantes, é 11 vezes MENOR que a cidade de Recife (a veneza brasileira que fica na regiao nordeste)pasme ONZE VEZES MENOR EM NUMERO DE HABITANTE.Mas as màs intençoes nào podemos medir como densidade demografica ou populacional. Pense muito nisso que eu te digo, e peça um conselho à alguèm mais velho, que vc, nào escute somente os amigos, a experiencia de pessoas “chatas” como pai e màe as vezes nos livra de perigos que, sozinhos ou com ajuda de amigos nào somos capazes de enxergar, ok. Ah! DESCULPE se fui uma “chata”. Fica com Deus.

  151. Ah! desculpem a falta de acentuaçao adequada no texto que deixei acima para TALITA, pois esse pc nàao tem acentos do portugues, comprei-o na italia e tem acentos somente para o italiano.

  152. Me chamo Gleidson Antônio,casado e sem filhos, tenho 30 anos, sou evangélico membro da Igreja Assembléia de Deus aqui em Natal RN – Nordeste do Brasil. Eu e minha esposa estamos nos preparando para trabalhar como missionários na Itália, nunca estivemos lá, como também nunca moramos fora do Brasil.Pretendemos trabalhar,morar e iniciar nosso serviço religioso na cidade de Bréscia, creio que 01h15min de Milão região norte da Itália.estou me comunicando com algumas pessoas também evangélicas que moram em Bréscia e em outras cidades da mesma região. O motivo de entrar em contato com o BRASIL NA ITÁLIA é exatamente para que os amigos e comentaristas possam estar me auxiliando no tocante a minha preparação para fazer moradia e estar legalmente no pais. Pretendemos ficar na Itália inicialmente por um ou dois anos, depois deste prazo creio que poderemos pensar em algo como permanecer de cinco a quinze anos, isto de acordo com a vontade de Deus. Já compreendi uma série de coisas mas ainda preciso de muitas outras informações. Alguém conhece Bréscia quanto a região, religião,economia, meios de trabalho,ocupação social,turismo,atuação religiosa,politica. Quanto a documentação e cuidados financeiros que deveremos ter? Um forte abraço a todos e contem com este amigo.

  153. TENHO 53 ANOS, APOSENTADA, QUERO VIVER ALGUNS MESES NA ITALIA.
    COMO FAÇO !!!!!
    OBRIGADA !!!!!

  154. MEU NOME E ANTONIA DE FATIMA RIZZO ALTOE, SOU DESCENDENTE DE ITALIANO. PROFESSORA APOSENTADA,TENHO 53 ANOS E SOU ARTISTA PLASTICA, MEU SONHO DE CRIANÇA E DESC, DE ITALIANOS E VIVER POR UM PERIODO DE MESES NA ITALIA.
    COMO DEVO PROCEDER ??
    GOSTARIA DE DIVIDIR APARTAMENTO COM OUTRAS PESSOAS DO BRASIL OU OUTROS.
    TAMBEM PODERIA FAZER UM TRABALHO VOLUNTARIO COM ARTES EM TELAS, PARA CRIANÇAS E IDOSOD.
    MEU SONHO !!!!!!
    ME AJUDE A REALIZA-LO !!!!
    ABRAÇO FORTE “!!!!!!

  155. Oi gente!

    Assim como vocês, estou querendo morar na Itália. Tenho tia e primos em Milão, mas para conseguir ficar esse tempo lá preciso do visto, que são mil exigências!! Não sei o que tenho que fazer, já que são mil exigências e com certeza não vou conseguir atender todas…Tem que ter carta do empregador em português e italiano, tinha tia tem que fazer uma carta também informando que eu vou ficar lá, parece que tenho que ter uma quantia em dinheiro…Será que essas agências de emprego chamam mesmo? meldels, os sonhos ficam sempre mais difíceis…E claro, tenho curso superior, mas não me iludo pensando que vou trabalhar em minha área e nem pensando que irei fazer fortuna! A Itália pode ser a próxima da zona do euro, assim como a Grécia, Portugal e Espanha à entrar na “quebradeira”…Mas mesmo assim eu quero ir pra Itália!

    Então a minha pergunta é: Como conseguir o visto sem um emprego certo na Itália?

  156. Gente muita calma nessa hora! é com esse jargão que eu quero ajudar muitas pessoas, que pelo que vejo de certo modo se desesperam para conseguir o objetivo de ir para a Itália. Existem pontos que devem ser considerados, será que viajando para um outro país com cultura e lingua diversa, isso já implica num RECOMEÇO, mas será mesmo que isso será a saída para os problemas? quando falei RECOMEÇO, quis perguntar: – Você já imaginou começar do zero? Aluguel, emprego, alimentação, transporte, assistência médica….. E todas as coisas basilares para se viver? Agora lhe convido a olhar em torno, veja se você já tem essas coisas que falei, aqui no Brasil, ai na sua terra, na sua vizinhança, onde vc estiver não importando se, no norte, sul, no leste ou oeste. Veja com detalhes a vida que leva, veja que quem não tem nada aqui, tem o SUS, para saúde e lá que você so pode usar a saúde se for legal. Tua casa, se não é própria, almenos você tá podendo pagar o aluguel, e lá? Como você moraria? nem mesmo alugar vc poderá se não tiver o “marvado” permesso. E para ter o Permesso so com um motivo muito justo e ás vezes nem assim vc consegue, eles são extremamente burocráticos por lá. Vou contar uma só pra esclarecer um pouco: Nós tinhamos uma casa lá num lugar chamado Silve Marine, era usada por nós para o verão, como se fosse aqui no Brasil uma casa de praia. Alugamos pra um italiano por 3 anos, porém depois que ele saiu começou nossa romaria pra andar em prefeitura, e pasme até delegacia pra informar por escrito que a casa, não estava mais alugada e que estava sendo vendida. Inclusive nossa casa que está lá fechada, nem penso em alugar, pois a burocracia é tanta que acaba nem valendo a pena. Imagine pra uma pessoa que vem de outra nação? Vale salientar, que na Italia É CRIME ALUGAR CASA PRA PESSOAS QUE ESTÃO EM SITUAÇÃO DE CLANDESTINOS (ou sejá pra quem ainda não pode regularizar a situação legalmente) E o pior é que como lá NÂO é tão grande como o Brasil, eles tem melhores condições de controlar tudo ali de pertinho, no dia a dia, pois há cidades que tem uma população tão pequena, que todo mundo se conhece e até mesmo a policia conhece bem cada cara. Nem pense que lá tem vida badalada como aqui, noitadas, festas com trio elétrico, tanta gente num vai e vem danado pelas ruas como aqui, não é nada glamouroso como no Brasil, e até os politicos de lá, nem andam com seguranças como aqui, que um mero vereador se sente rei. Lá não tem esse “GLAMOUR” ridículo como aqui. Noitadas lá é sair COM A FAMILIA para um restaurante, é ir ao “bar”, que na verdade não vende bebidas, mas sorvetes e café e lá no bar tomar um CRODINE (uma espe´cie de refrigerante amargo sem álcool)e um APERITIVO, (que é uma tábua de frios com vários tipos de queijos e salames) ao lado dos amigos, conversar um pouco, o que eles chamam de uma boa CHIACHIERADA. Onde tranquilamente a mulher pode entrar e os filhos se assim desejarem, ou ir a pizzaria, que eu recomendo a do LUIGI OU DO OSVALDO (Que agente tem que reservar com uma semana antes, de tão boa que é rs).Então a Italia é isso gente, sem tanto Glamour, mas simples do que muita gente pensa, lá nem arranha- ceus existe, acreditam? rsrsrsr è vero(familiares do meu marido que nunca tinham vindo ao Brasil, ficaram bobos como nós temos milhares de arranha ceus, por aqui e olha que estou na região nordeste do Brasil). Porém tem algumas metrópoles por lá, como ROMA E SEU TRANSITO CAÓTICO (pra os padroes de lá rsrs) tem Milano, Firenze ai nessas megalópoles vc encontra movimento e muita gente e até noitadas como quem sabe a la brasiliana? Porém não posso afirmar pois não sou do movimento, prefiro a parte tranquila como a velha e boa Abruzzo, Toscana… ou seja a paz, das oliveiras de lá e seus inumeros parques. Uma amiga de trabalho outro dia me contou que sua irmã, mora na italia, porém ela sem saber como é lá me disse: Ela mora no interior, eles tem plantação de uvas e azeitonas, ai foi minha vez de explicar, que lá não existe isso de rural e urbano que lá mas parece que cada cidade é só natureza, todos plantam uvas e azeitonas isso é normalissimo por lá e a tranquilidade de cidades pequenas, ás vezes pequeninissimas, é uma realidade de lá.Muuuuuuuuuito diverso daqui que é tudo construido e habitado, e cidades que são veramente selvas de pedra de tão urnanas que são. Mas é o que eu digo, nós somos jovens Brasil tem 500 anos, ao passo que lá visitamos igrejas de 800 anos, rsrsrs é tudo diverso. Lá é velho mundo e muitos lugares de lá nem pensam em mudar isso, o que eu acho ótimo rsrsrs. Bem era esse o recado. Agora pense muito bem FALE COM DEUS EM PRIMEIRO LUGAR, se ir pra lá for o melhor pra vc, Deus fará acontecer, se não for, obedeça ao pai e fique onde ele quer. O MELHOR LUGAR PARA ESTARMOS É NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS. Ore peça a Deus em nome de Jesus e Ele te responderá. Reconheça o Senhor Deus em todos os teus caminhos e Não te estribes do vosso próprio entendimento. “O CORAÇÃO DO HOMEM FAZ PLANOS, MAS A RESPOSTA VEM DO SENHOR. A todos a Graça e Paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

  157. Olá
    Eu e minha esposa somos descendentes de italianos e quando estivemos de ferias na Italia adoramos os costumes, comidas, lugares historicos, etc. Conhecemos algumas das principais cidades do Norte da Italia e Roma.
    Somos bem resolvidos financeiramente, economizamos algum dinheiro e estamos planejando morar 03 meses na Italia no verao do ano que vem (Regiao Norte, Trentino, Lombardia ou Veneto) juntamente com nossa filha de 1 ano, mas ainda nao decidimos qual cidade. Nosso objetivo é ficar 2 semanas “parados” nessa cidade, que sera nossa base, para nao cansar tanto nossa pequena e ficar as outras 02 semanas de cada mes viajando de carro e de trem pelas principais cidades da Italia e pelos paises vizinhos.
    Qual cidade voce nos aconselharia a montar nossa “base” (Regiao Norte, Trentino, Lombardia ou Veneto)? Voce acha possivel encontrar uma casa confortavel para alugar por apenas 03 meses? Nao gostariamos de ficar tanto tempo em um hotel. Muito obrigado.

    By the way, muito legal o site, parabéns

  158. olá mha situação é:mha cunhada,irmã do meu esposo mora lá á mais d 10 anos e té casada e tem 3 filhos italianos.nos chamou pra morar lá e estou com medo d ñ conseguir o permesso di soggiorno. pro meu esposo é mais facil pois ele ja morou 6 meses la, e eu to super preocupada se vcs tiverem algum comentário por favor postem pra mim.bjsss

  159. Ei Vicky provavelmente voce chegou la na Italia fuamdno maconha ficando bebada e dando escandalo nas ruas, porque estive na Italia varias vezes e fui recebido muito bem os carabinieros sao policiais com pouca paciencia com gente subeversiva, voce deveria procurar um outro paiz para visitar que estivesse mais conectado com o seu estilo de vida…

  160. Meu irmão e cunhada morem na Itália há um pouco mais de um ano. Só há alguns meses pediram a legalização através do emprego dele (o empregador pediu) e também por sermos descendentes de italianos. Eles, mesmo sem o tal permesso, alugaram apartamento tranquilamente e já mudaram para o segundo. Minha cunhada está grávida e por ter perdido um bebê quando ainda estava no Brasil, está sendo tratada como gravidez de risco. Precisa tomar uma injeção todos os dias até o nascimento do bebê. Aqui a injeção custa mais de 100 reais a caixa com 7 ampolas, lá ela recebe de graça inclusive com as seringas. Estão super ambientados, fizeram excelentes amigos. Meus pais estiveram lá com eles por dois meses e vieram super felizes e satisfeitos. Olha que aqui no RJ eu e minha família vivemos bem e num bairro de classe média alta (digo isso apenas para não julgarem que esta é a visão de quem não tem ou não conhece nada). Problemas existem em todos os lugares e obstáculos a serem vencidos também. O segredo é a vontade e coragem de lutar e a persistência, sempre colocando os pés no chão. Viver no Brasil também está super difícil, quem tem o SUS na verdade acaba não tendo NADA pois são horas para conseguir por exemplo uma vaga numa UTI e pessoas morrendo pelas filas e corredores dos hospitais. Quem tem educação pública também não tem nada, pois já se tornou comum casos de crianças que chegam ao terceiro, quarto ano sem nem saber ler e isso sem falar na violência nas escolas. Sabemos ainda da falta de emprego, de segurança, e por aí vai. Ficar ou não no Brasil ou decidir ir para qualquer lugar vai da decisão de cada um. Já morei nos USA e posso afirmar que por incrível que pareça, uma das maiores dificuldades é lidar com o pessimismo, a indiferença e a traição dos próprios brasileiros que ao invés de ao menos tentar ajudar, colocam pra baixo aqueles que estão lutando para a realização de um sonho. Vi que nos USA os hispanos são unidos, os indianos, são unidos, os asiáticos também, o que ajuda até na legalização e na busca por trabalho, o mesmo infelizmente não acontece com os brasileiros. Não sei se é assim na Itália, mas penso que as pessoas que só têm coisas negativas sobre este país para postar, deveriam poupar seu tempo, afinal pelo que percebi, este é um blog para orientação aos que vivem ou desejam viver, viajar, conhecer esta terra maravilhosa que tem seus problemas como qualquer outro lugar do mundo. Sucesso e força aos que já estão por aí e muito mais para os que estão partindo!!!

  161. L’Italia…è una Nazione d’Arte ma per il LAVORO..questo viene sempre più a mancare..inoltre se si trova lavoro..è solo con ditte interinali di somministrazione che fanno contratti PRECARI ma nei contratti PRECARI sia che si lavora..in società sia in cooperative sia in società sportive..si VIOLANO tantissime LEGGI sui LAVORATORI PRECARI che sul LAVORO stesso racchiuse in leggi 626/94- 81/2008 che sono leggi ANTIFORTUNISTICHE etc. QUESTE LEGI con QUESTI CONTRATTI PRECARI in ITALIA vengono CONTINUAMENTE VIOLATE contro gli STESSI ITALIANI ! Pensate che si violano 0ltre che le 81/2008 si violano contro i LAVORATORI PRECARI ITALIANI gli stessi ARTICOLI della COSTITUZIONE ITALIANA 1-4 e 36 ! Ma si violano anche gli Articoli della Dichiarzaione dei Diritti dell’Uomo ! Pertanto se desiderate lavorare..soggiornare in Italia tenete conto di questo e se nel lavorate riscontrate queste violazioni sul lavoro 626/94-81/2008 DENUNCIATENE TUTTO agli ISPETTORI ASL- INAIL- CARABINIERI-GUARDIA di FINANZA in ITALIA le MORTI SUL LAVORO ed INFORTUNI sono purtroppo al primo POSTO in Europa! Perchè in Italia sono continuamente VIOLATE tali LEGGI! che vanno a finire sui prodooti e possono essere un reale rischio anche per altre persone!( vedere: http://www.anmil.it http://www.puntosicuro.it http://www.inail.it ) Se subite..vedete queste cose sul lavoro FATENE IMMEDIATAMENTE DENUNCIA alle Autorità Carabinieri etc.etc.
    Morando

  162. adorei sua honestidade, moro na italia e a aqui esta dificil neste momento,minha familha diz que o Brasil esta melhor tb neste momento, estou pensando em voltar, a crise economica na italia esta pesada,como vc diz todos devem fazer o que o coraçao manda eu fiz tambem, mas esperem melhorar mais esta ruim de empregos para nos estrangeiros…..nao desista do seus sonhos…mas analisamos se agora è o momento de realizar ore a Deus…..

  163. meu namorado mora em roma, estive la agora e fiquei encantada..ele não pode vir morar aqui e so vem a trabalho ele quer que eu va pra lá, como deve fazer??

  164. Vi o comentario da Vicki e realmente lá nao é toda essa festa que os descendentes de italianos esperam. A verdade é que criamos muitas expectativas, a culpa na maior parte das vezes é nossa, esperamos que eles conheçam a historia dos imigrantes como nos conhecemos. O povo italiano imigrou para todas as partes do mundo em diferentes épocas e para eles nao é interessante saber a história dessas pessoas, essa que é a verdade. Na bota os do Norte chamam os do sul de terrone, e os do Sul chamam os do Norte de mangia patate (comedores de batata). Existe preconceito até entre eles. Mas a receptividade do pessoal do sul é maravilhosa, mesmo nao tendo parentes lá eles te recebem muito bem e sao alegres e educadíssimos. Já o norte da italia deixa a desejar nesse quesito, sao frios e as vezes grosseiros… Mas se vc for la para fazer turismo é show de bola, tem história por toda parte e cultura tbém, muuuuito.

  165. Olá,lí todos os comentários e achei interessantes.]
    Sou brasileira neta de Italianos nascidos em Veneza.Moro no Japão
    com meu esposo e filho há 4 anos.
    Com ralação à preconceito seja aqui ou em qualquer lugar do mundo nunca vai deixar de existir.Sou do tipo nômade que gosta sempre de viver novas situações,sempre com a sensação de recomeço,conheço praticamente quase todo o Japão e atualmente moro em Hokkaido,que por sinal é melhor lugar para se viver se for estrangeiro,por que no restante somos tratados que nem bandidos,mas pudera..aqui são os mais desunidos que não sei como podem ser assim,Deus os livre e guarde!
    E se tratando de Itália sempre tive curiosidade em conhecer tanto para passeio como para viver,mas de tanto pesquisar e ler comentários,pra quê eu iria querer arriscar depois de ver por lá as coisas são mais dificilíssimo mais que aqui ou até mesmo no Brasil.
    quem sabe um dia..
    Parabéns pelo blog!!

  166. Oi Tarcila,
    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Eu sempre tive curiosidade de conhecer o Japão e um dia espero ainda ir desse lado do mundo. Você é descendente de japoneses? Em quanto tempo aprendeu a língua? Saiu do Brasil já com emprego ou chegou aí e foi procurar? Conta mais! :)
    Um abraço,
    Barbara

  167. Saudacoes a Todos
    1.Tive residencia na Italia Muitos anos e sempre retorno. Hoje vivo no Japao.
    2.As melhores e mais rapidas funcoes para quem quer trabalhar na Italia sao: Manicure,Cabeleireira ( pois se pode trabalhar por conta ou te pegarem rapidamnete para trabalhar em salao… baba,cozinheiros,Motociclitas tipo entrega de pizzas. e documentos etc…Construcao civil,se souber realmente alguma coisa em construcao.tanto para homen como para Mulhers,esperiencia em colheitas de frutas e legumes,mecanicos , limpeza de vidracas,(casas e escritorios) limpeza de escritorios faxinas, e assistencia a pessoas idosas tipo: dar banho, remedios,levar para passear,supermercados etc…Uma Profissao que pode dar grande respaldo para documentacao para quem nao tem sao: Medicos: dentistas,engessadores:aplicar gesso em fraturas)ajudantes para cegos e deficientes com cadeiras de Rodas .
    Motorista de Onibus…
    estes sao os empregos que se pode conseguir facilmentes :
    outra chnace sao em bares e restaurantes brasileiros. peruanos.Bolivianos,espanhols,portugueses, devido a facilidade da lingua.
    Mas devido aos problemas financeiros internacional hoje a melhor pegada para empregos imediatos ofertas * sao na Franca e englaterra e Alemanha somente . sendo que na alemanha eh bem mais dificil de se estar e se conseguir documentacao legalizada. sendo mais facil obtencao na Italia para quem nao tem descendencia…
    se voce fala alguma destas linguas estra bem.
    Alemao
    ingles frances italiano .
    Boa Sorte

    maiores informacoes me perguntem

  168. Jogadores de Futebol e outros Esportes:
    Se voce pensa em ir para Italia para tentar a sorte faca seus Videos e envie para os times direto.
    Mas, a melhor pegada E’ tentar pela ENglaterra la sempre querem Esportistas de diversas areas. homens ou Mulheres basta ser BOm..
    preocure nos jornais ingleses ou revistas ou sites tipo:
    guntree/ vivastreet/ Loot/craiglist/TNT magazine/Justalnded/etc….se nao sabe ingles peca amigos para traduzirem para voce sempre tem oportunidades. ou escreva no Google:
    wanted footebol Player in Uk
    etc….

  169. Ola Tarcila Borge tudo bem ? OSu andre estou em Tokyo se desejar informacoes sobre EUropa e Italia como viver me contate ja morei la e sempre retorno.
    posso te dar umas dicas . abracos
    Andre
    Tokyo
    neyous@live.jp

  170. OLhe eu gostaria de saber como faso para localizar um Italiano Pelo Nome de FABRIZIO TOMMASI,OLhe eu convivi com esse homeme aqui no brasil por 10 anos e trabalhavamos juntos e tudo que contitimos foram juntos depois de um ano de convivencia, Só que ele vendeu todas as coisas aqui que contruimos juntos, que hiamos para porto seguro honde hiria comprar um hotel ou pouzada, e eu também fui só que ao chegar lá ele não consegui comprar e comprou um terreno pela qual disse que hiria contrir um residencia com o seu irmão,eu não me adpetei lá e fiquei muito doente de depressão não tinha vontade de nada, ai eu conversei com ele de comum acordo que nossa relação ja não esta mas dando serto porque ele estava procurando, prostitutas por la e pela net. Eu coversei com ele e di comum acordo desidimos nós separar e assim ele concordou com tudo,Só que me levou a um advogado do seu conhecimento la em porto seguro e esse advogado queria que eu assinasse um papel só com a metade, ai eu não aceitei, e fui embora bem a hora que estou saindo do escritorio do advogado o FABRIZIO está já esperando para ver se eu tinha concordado só que quando o advogado dele falou que eu não aceitei, ele foi atras de mim e ao chegar em casa me catou pelo braso e me disse que era para mim sumir, e eu relutei com ele, pela qual ele telefou para um roberto policia que tem a mulher com o nome livia qe era policia em porto, que chamou a policia ahora que a policia chegou e viu que ele tinha desligado o telefone e tramcado a porto do quarto ahonde estava o computador, e meu braço roxo, me falaram para que eu fosse a uma delegacia que estava vendo que era ele que esta a me aguedir,Então eu fui na rua e liguei para minha irmam e ela falou que o advogado dele falou para eu ficar calma e que fosse até a uma delegacia e fizesse um bolem de ocorrencia bo porque ele eseu advogado estava querendo me colocar fora de casa e fora da cidade porque eu não tinha ninguém lá, Foi quando minha irmam ligou para ele e disse que era para me deixar queita lá que ela hiria me buscar, E assim foi o que fez minha irmãm, Que ao chegar lá viu o tanto que eu estava maltratada não tinha hanimo para nada,assim minha irmãm ainda ficou comigo lá 3 dias e depois me trouxe e ao chegar aqui fui fazer muitos tratamentos pela qual, estava com estres e depreção, que o meu advogado entrou em contato com o advogado dele para me dar essa contia que eu estava precisando e o advogado dele disse que até aquela contia não hiria me dar que não tenho mas direito nem dela e nem de nada, porque vim embora para são paulo,Mas todos as pessoa e meu advogado sabi que tenho direito e que tenho papel de tudo que contituimos juntos só do terreno de porto seguro que não tenho,E agora fica assim meu advogado faz coisas aqui o dele lá, que fica nessa coisa que estou precisando do meu dinheiro e tudo que ajudei e tudo que fiz, e tudo que trabalhei o meu dinheiro que tinha que ajudei a empregar como pode isso sai de lá só com minhas roupas e coisas minhas quando peguei a cama ele ficou bravo que até o que tinha falado que hiria pagar para trazer minha coisas não pagou nada,nem passagem mas queria que eu vinhece lougo que agora já se fazem 2 anos e eu estou precisando do meu dinheiro, estou doente.A juiza aqui já mandou entimar ele lá que as pessoas de la falam que ele se mudou a 6 meses daquela casa para outro casa loucal ali mesmo, olhe eu não sei que poder que o advogado dele tem lá por ser nativo da cidade que estou ficando louca em saber que tenho o direito e quero só o que e meu o que eu trabalhei, e que não era polco não olhe só eu e Deus sabe o que passei e o que estou passando porque, ele sempre dizia que ajustiça brasileira e tuva, E isso só me faz ficar com muita raivas dos italianos,Olhe tudo que via o que fazia com o filho e com a ex mulher que nem filho dele eu quiz, Mas eu quero e estou precisando do meu dinheiro do que trabalhei que ajudei pesso por favor que me ajude a achar esse homem pela qual tem que me dar meu dinheiro para dar continuidade a minha vida que já tenho idade e estou sofrendo por favor me ajude bjss

  171. Por favor entre em contato quero ajuda, quero o que e meu e trabalhei 10anos não são 10meses e nem 10 dias me ajude por favor me ajude

  172. ola por favor preciso de ajuda quero uma resposta
    Estou doente dos nervos e ele sabe que sou doentes dos nervos
    Não posso acreditar que gente italianas e essa que sua mão sua familia não se falam nada ficam todos apoiando porque isso aconteceu com brasileira mas se fossem com italiana,
    Porque o irmão dele la na italia teve que abadonar o apartamento,
    E olhe que muita coisa que escultava minha es sogra que falava da outra nora italiana, ele era uma mulher muito falsa e tipica mãe italiana onde pela qual já vi muitas pessoas rechamarem de sobra italianas, e a minha não era diferente não, Mas eu só quero que seje honesto e veja minha posição gente sou uma poble coitada que pensou que tinha arrumado uma pessoa boa mas não mas sofrimento,Por favor me ajude

  173. Olá, sou descendente de italiano e gostaria de saber se tem alguma ajuda para pessoas como eu poderem aprender a língua e conhecer o país de origem de seus antepassados. Obrigada !

  174. Oi, estou tirando minha cidadania e tenho planos de ir morar na itália, que cidade seria a mais recomendada? Minha mulher tbm está tirando a sua cidadania e pretende terminar a faculdade lá.. Não pretendemos fazer DINHEIRO , mas sim morar bem..

  175. Oi Bárbara,

    Aqui é a Mayara, falei com você há um tempo atrás que vou para Itália em Junho ficar por 6 mesaes fazendo um programa de estágio em um escritório de arquitetura! Já dei entrada em tudo certinho e agora vem a parte que estou mais tensa: conseguir o visto. A escola que eu vou estudar, vai amndar um documento não falando que é um programa de estágio, vãoamndar falando que é um curso de italiano mesmo. Me disseram que talvez eu tenha o visto negado pois na cabeça deles estudar 6 meses de italiano é desnecessário. Sabe se eles encrencam muito com visto de estudante? Realmente estou preocupada!!

    De resto, seu blog sempre ótimo, entro todos os dias para ler, obrigada por todas as informações.

    Ps: Não pude deixar de rir do comentário do anônimo sem noção lá em cima rsrsrs

    Obrigada,

    Mayara

  176. SOU DESCENDENTE DE ITALIANO..
    QUANDO EU CHEQUEI NA ITALIA,PARA ESTUDAR ECONOMIA NA UNIVERSIDADE DE BICOCCA A MILANO….FIQUEI 2 ANOS COM BLOCO CULTURAL….

    PORQUE ME DESEPCIONEI MUITO…..
    PORQUE SAO:
    MAU EDUCADOS,PENSAO QUE TODA BRASILEIRA è PIRANHA…
    RACISTAS…ignorantes…PRECONSEITUOSOS…MENTALIDADE MUITO FECHADA…FASCISTAS
    PENSAO QUE OS MELHORES DO MUNDO SAO ELES…
    OLHA PRO BRASIL, COMO GENTE SUBDESENVOLVIDA…
    TRATAM TODOS OS BRASILEIROS COMO UM ANIMAL EXOTICO,(QUE A UNICA COISA QUE SABE FAZER è SAMBAR)E SE VC MOSTRA QUE TEM MAIS ESTUDO E CABEçA QUE ELES,ELES TE FAZEM FORA.PORQUE ENCOMODA…(eles nao aceitam que possa esistir pessoa ou sociedades melhores que a deles.PORQUE VC QUE VEIO DE FORA TEM SO QUE SERVIR, CALAR A BOCA E DA GRAçAS A DEUS QUE TA TRABALAHANDO COM ELES,SE NAO, MORTO DE FOME TORNA A CASA.FALAM DIRETO AOS ESTRAGEIROS..E SE VC TEM UNIVERSIDADE, o seu salario sara sempre inferiopre ao um italiano(porque è humilhante para eles,ganhar a mesma coisa que um estrangeiro)…PARA ELES ITALIANO è AQUELE QUE NASCE NA ITALIA COM PAI ITALIANO & MAE ITALIANA…NAO ACEITAM DESCENDENTES DE ITALIANOS..E NAO ACEITAM CRIANçAS, QUE TENHAM MAE OU PAI DE OUTRA CULTURA…..sao sempre descriminadas….
    SE VC PEDE INFORMAçAO NA RUA E TALVEZ NAO COSEQUE FALAR O ASENTO PERFEITO,ELES VIRAM O ROSTO…

    MORO 11 ANOS AQUI NA ITALIA E O PAIS PIOR è ESSE :
    OS PORTUQUESES SAO EDUCADOS, OS ESPANHOIS, OS FRANCESES,OS INGLESES,E OS AUTRIACOS…
    SE QUISER VIVER BEM COM UMA SOCIEDADE EDUCADA..E GANHAR DINHEIRO…OU PARA ESTUDAR EU CONSELHO INGLATERRA

  177. olá… queria uma informação…peço que me ajudem por favor!!
    eu quero ir morar na italia e tenho como conseguir um contrato de trabalho lá… oq devo fazer aqui no brasil para conseguir isso??
    tenho que ir no consulado, em algum lugar…por favor me deem informaç

  178. olá… queria uma informação…peço que me ajudem por favor!!
    eu quero ir morar na italia e tenho como conseguir um contrato de trabalho lá… oq devo fazer aqui no brasil para conseguir isso??
    tenho que ir no consulado, em algum lugar…por favor me deem informaçoes.. ajuda mesmo0! desde já agradeço

  179. Boa noite,

    Meu namorado mora na Itália e gostaria de passar mais de 03 meses junto com ele para conhecer o país, posso utilizar como justificativa no permesso di soggiorno que estou apenas visitando? E quanto a passagem é obrigatório que eu compre passagem de ida e volta? Não pode ser só de ida, o consulado italiano implica de alguma forma??
    Eu não tenho passaporte pretendo requerer agora em Março, preciso esperar algum tempo para poder viajar??

    Me envie respostas, por favor!?
    Desde já, obrigada!

    Karina

  180. Tenho 54 anos, sou aposentada com renda de cerca 1.300 euros ao mês; comprovando que tenho essa renda e que não pagarei aluguel nem terei necessidade de trabalhar lá para me sustentar, posso conseguir visto por 1 ano (renovável a cada ano) e/ou permesso de soggiorno para viver na Itália com o meu namorado italiano?

  181. ola pessoal!Tenho pensado muito em morar na Itália.Pergunto muita coisa a internet e tenho obtido respostas,mas só estou começando a estudar este lugar lindo.meu marido disse que estou ficando maluca mas quando percebe que minha vontade é verdadeira,se espanta e medita antes de dizer algo para mim.não somos ricos,trabalhamos para ter o minimo de conforto.Temos dois filhos(7 e 10),não sou gananciosa,por isso digo que minha vontade não se baseia em quere ir para ganhar mais dinheiro(que o nescssário),mas sim em viver bem,fugir sim da violência,dar oportunidade aos meus filhos de estudar ai.Enfim,é meu desejo.ja li tudo que pude na net,mas mesmo lendo algumas coisas negativas tem algo que parece me puxar pro pensamento positivo,me fazendo pensar que pode ser bom.Só não quero colocar minha família dentro de um problema.gostaria de ler mais alguns comentários se possível.Obrigada.Larissa.

  182. Barbara,gostaria de mandar um e-mail á vc se for possivel.Posso?Só me diga pra qual endereço.abraço.Larissa.

  183. Larissa,
    Eu respondo todas as duvidas e perguntas publicamente. Se voce quiser fazer uma pergunta pode perguntar aqui:
    http://perguntapro.brasilnaitalia.net

    Eu vi o seu outro comentario, que voce esta buscando informaçoes sobre mudar ou nao para a Italia. Tem uma discussao interessante sobre isso aqui:
    http://perguntapro.brasilnaitalia.net/crise/

    Eu gosto de morar na Italia, mas nao eh facil começar de novo, ainda mais em uma familia de 4 pessoas. Talvez aos vinte e pouco anos, solteira, a gente tenha mais folego para certas coisas.

    Ja viajar eh muito bom, e a Italia para turista eh maravilhosa. Para quem vem morar aqui, eh preciso reconstruir tudo. So de pensar, ja to cansada… Boa sorte!

    Abs

    Barbara

    Abs

    Barbara

  184. Obrigada Barbara,vc é muito gentilsão tantas perguntas,não quero encomodar.se tiver disposta a me guiar neste caminho que por agora é escuro ainda para mim,prometo fazer perguntas as vezes,umas duas de cada vez,imagino que deve ser muito ocupada.Bom,eu sou gáúcha,tenho 35 anos,com dois filhos como ja disse antes,meu marido tem um emprego estável,é supervisor em uma empresa e eu sou instrutora de auto escola.A pergunta de hoje é:Posso pensar em trabalhar e residir na italia sem ser descendente?Qual é a possibilidade de exercer uma profissão como a minha ai?
    Desde ja agradeço por sua boa vontade,é um prazer me comunicar com vc.abr.

  185. Oi Bárbara,

    eu tenho descendência italiana.
    como devo fazer para consultar isso e se tem a validade para o permesso?
    me ajuda com está dúvida?

    obrigada.

  186. Vá até um site do Consulado da Italia, por exemplo de São Paulo, e informe-se sobre todos os documentos necessários para fazer o pedido de reconhecimento da cidadania italiana (e conferir se você tem mesmo todos os requisitos).
    Depois decida se você deseja entrar com o processo via Brasil ou Italia e em todo caso, prepare toda a papelada (que não é uma coisa rapidíssima).
    Abs
    Barbara

  187. Olá Bárbara, obrigada pelo retorno.
    Aproveito para perguntar: vi vários posts sobre diversos ramos de trabalho… como é isso? Também vi que não há necessidade de visto nos primeiros 90 dias para quem é brasileiro… é verdade isso?

    Abraços e obrigada pelo retorno.

  188. Não é necessário visto para brasileiros que vem a Italia fazer turismo, mas para trabalhar precisa de visto / permesso di soggiorno.

    Sim, existem diversos ramos de trabalho na Italia (você se refere a profissões?), assim como no Brasil. Acho que não entendi direito a sua pergunta.
    Abs
    Barbara

  189. Olá!

    Minha Irma meu cunhado e sobrinha estão na Itália com visto de estudante, mas minha irma esta gravida e o bebe vai nascer na Itália, isso permite a cidadania, algum tipo de, permesso ou a residência a eles? O fato de ela ter esse filho na Itália permite que ela permaneça no pais depois do nascimento do bebe?

  190. OI Monica,
    O fato que o filho nasça aqui na Italia não dá direito a cidadania italiana, pelo menos uma vez eu estava batendo papo com um filipino que nasceu aqui há mais de 20 anos e ele me disse que não era cidadão italiano. Pelo que me lembro da nossa conversa, existia a idéia de mudar essa lei, mas acho que ainda nada foi feito.
    Por via das dúvidas, é melhor checar essa afirmação. O próprio consulado do Brasil na Italia poderá dar informações oficiais.
    Quando você tiver a resposta confirmada passe aqui e conte pra gente, assim no futuro poderá servir para outros brasileiros.
    Abs
    Barbara

  191. Olá, tenho 15 anos e pretendo morar na italia, tenho tudo o que preciso para fazer a dupla cidadania e morar la legalmente, porém em relação a trabalho, pretendo ser medico e qual seria mais aconselhavel me formar aqui e depois ir pra la ou fazer toda a faculdade la?(quem sabe assim ja saio da faculdade com um pé no ”mercado de trabalho”).Qual é o melhor a fazer?

  192. Wilson,

    Eu não tenho experiência na área da medicina, você deve checar com uma universidade italiana se o diploma (laurea) brasileiro é válido na Italia ou se depois de formado no Brasil é necessário refazer algumas matérias aqui na Italia.

    Se você tem certeza que deseja morar para o resto da sua vida na Italia é melhor fazer a faculdade na Italia.
    Se você deseja simplesmente passar uns tempos na Italia pode tirar o famoso “ano sabatico” para pensar na vida e enquanto isso estudar um pouco de italiano, por exemplo.

    Abs

    Barbara

  193. olá queridam, eu vou para Italia, na verdade para Malta, n sei se é uma provincia ou pais separado da Italia, vc conhece malta? sei q é País coloziddo por britanicos, vou estudar ingles por 2 meses, queri saber, como somos recebidos com relação a estudo, pois eu ia para o canada, mas meu vsito foi negado, estão para n perder tempo, meu agente mim indicou Malta, sei q é linda, mas tipo, n tou animada sabe, mooooorro de medo de ladroes, estupradores, sei lá ser sequetrada rsrsrsrs, por favor me ajuda!

  194. Adorei demais esse blog!!!
    Quero muito ir para a Itália trabalhar lá como enfermeira. Já estou no curso médio de italiano, o que já é um grande passo para mim. Gostaria de saber se na Itália exige enfermeiras? graziee ^~^

  195. Olá blog super interessante…

    Tenho Cidadania Italiana desde 2011, porém fui a Roma em 2010 e com a relação de morar e trabalhar lá, parece que o salário não é aquelas coisas, gira em torno de 1.200 euros, o aluguel gira em torno de 600 euros, possuo curso superior e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, se acha, que ganho muito algo a mais por ter esse curso ou deve procurar alguma outro trabalho por lá?? Por ter a cidadania será que consigo ganhar mais?? Também possuo o codice fiscale (CPF Italiano).

  196. Oi, tudo bem?
    Tenho muito desejo de ir morar na Itália. Meu tataravô era italiano. Mas tenho algumas dúvidas quanto a alguns assuntos.
    É aconselhável sair daqui do Brasil para ir morar aí? É possível conseguir emprego fácil aí sem ter nenhum conhecido? E quanto aos estudos aí? Vi alguns comentários de que o povo italiano é meio ignorante e seco, isso poderia atrapalhar meu relacionamento com as pessoas aí?

  197. Olá, parabéns pelo site. Tenho visitado e buscado mtas informações aqui.
    É o seguinte, sou artista e fui contratada por um circo ai na Italia. Só que não estão liberando meu visto de trabalho, nem o meu nem os das minhas colegas que tbm foram contratadas.
    Você sabe de alguma outra forma que poderiamos ir e trabalhar por 1 ano?
    Há possibilidade de eu ir como turista e depois conseguir alguma autorização para continuar na Itália?
    Estou desde julho aguardando esse visto e nada… Tenho medo de acabr perdendo essa mega oportunidade por conta dessa demora.
    Aguardo resposta..
    Se puder me contatar por email agradeço muito!
    Obrigada

  198. Olá, Bárbara. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! É informativo e divertido e já estou lendo os posts sem parar há dias.
    Minha questão é a seguinte: meu marido e eu já estivemos em Firenze duas vezes, por três meses de cada vez, para estudarmos. Ele, desenho e pintura. Eu, italiano. Em agosto deste ano voltaremos, mas dessa vez com nosso filho de quatro anos e para passar mais tempo:um ano, pelo menos. Meu marido vai estudar na Angel Academy, um curso de arte daí, cuja duração total é de três anos. Vamos alugar nosso apartamento aqui e com a renda alugamos um aí, pagamos a comida e as contas (temos algum dinheiro guardado também). Já falamos italiano (eu e meu marido). Minhas dúvidas são: o permesso de soggiorno dele é para estudo de longa duração, mas e o meu e do meu filho? Pretendo fazer um curso de História da Arte na Universidade (per stranieri), mas só depois de adaptar meu filho à cidade e à escola. É difícil conseguirmos vaga para a pré-escola? Por enquanto, essas são minhas dúvidas mais urgentes, mas acredito que outras surgirão pelo caminho…espero poder contar com a sua ajuda. Muito obrigada!

  199. Oi Débora, td bem?
    Não saberia te informar sobre a documentação porque tenho a dupla cidadania e não estou atualizada sobre as regras do permesso.
    Recomendo que você visite o site oficial do Consulado da Italia no Brasil da sua jurisdição e / ou peça assistência na escola onde seu marido vai estudar.
    Para seu filho, provavelmente nao existira dificuldades se vcs tiverem documento de residencia na Italia. No entanto existe a possibilidade que ele perca um ano letivo (que aqui começa em setembro).
    Abs
    Barbara

  200. estive viajando pela europa, conhecendo vários países, e infelizmente a itália foi o que menos me agradou, afinal, foi o unico país que tentaram roubar minha esposa, isso mesmo, passaram e puxaram um brinco dela, que só não machucou pq ela gritou e a pessoa saiu correndo. fora que as cidades são feias e sujas.

  201. Ola Barbara tenho muita vontade de viver na Italia com minha familia ja morei em Portugal por
    2 anos, tentei fazer equivalencia de meu diploma mas desisti, sou dentista no Brasil, sei que o processo de equivalencia e bem demorado, nao posso exercer nem como higienista por ai.?
    , eu e minha filha temos cidadania italiana. Estou fazendo um curso de italiano, tambem quero me preparar para uma possivel mudanca sera que eu e meu marido arrumamos trabalho por ai , mesmo trabalhos mais simples, ou em outras areas.
    Obrigado desde ja.

  202. olá Brasil na Itália! eu me chamo Taynara e sonho em ir morar na Itália, tenho 18 anos e queria saber como eu faço para arrumar um emprego na Itália, estudo 2 idiomas (italiano e inglês) será que consigo um emprego legal tipo que da para me sustentar sozinha? Me ajuda por favor me da alguns conselhos. Obrigada aguardo a resposta!

  203. Olá, sou gaúcha, solteira, tenho 29 anos e sou servidora pública há quase 10 anos c formação na área contábil Dentro de poucos meses devo estar com a cidadania italiana. Pergunto como é a vida para aí para quem vai sozinho, em especial, mulher e como estão os empregos na área financeira ou em outras área, não me importo de trabalhar com outras coisas pq nunca gostei muito da minha profissão. Estou muito frustada com a vida de servidora aqui no Brasil e com a chegada dos 30 quero encontrar algo me faça feliz. Obrigada!

  204. Bom dia a todos! Voltei para o Brasil a pouco tempo, mas estive na italia por 10 anos, inclusive fazendo especialização e mestrado por lá. Um conselho que posso dar é de evitar grandes expectativas se resolverem ir. O problema não é só a crise na Europa e sim, a mentalidade que se criou nos italianos devido a grande migração que houve para lá. Ainda considero um bom país para ir estudar e passear. Mas se pretende fazer uma vida por lá em relação a trabalho e tal esqueça. Em trabalhos especializados esta muito difícil para os proprios italianos ingressarem. Vc vai acabar indo trabalhar em “sub-empregos” como garçonete e tal. Todo mundo que conheço passou por isso, inclusive eu. Enquanto vc trabalha com este tipo de emprego, vc é aceitável lá, pq é uma mao-de-obra barata e não “tira” o emprego de um italiano, já que eles não aceitam trabalhar nisso. MAs se vc tenta crescer ai começam os teus problemas! Eu comecei lavando prato para pagar os estudos e terminei trabalhando em um escritorio de advocacia e paralelamente com pousadas que alugava para estrangeiros. Mas para chegar nisso ganhei uma bela diabete por stress. Tudo é na base do grito. Vc pode ter direito, mas se é estrangeiro é tudo complicado. E qd falo estrangeiro tem que incluir àqueles que têm a cidadania italiana tb! Não importa isso para eles. Ajuda somente na documentação para a permanencia lá. A discriminação existe mesmo. As vezes ela é mais sutil e outras, bem evidente. Vi tantos brasileiros passarem “a perna” em outros tb! Se querem viver em outro lugar, evitem a italia, pelos problemas economicos e pessoais que possa vir a ter. Se caso queira estudar, faculdade, pós… ainda vale a pena. Se quiserem ajuda ou informações podem me enviar mensagens no meu email rielliadvogados@hotmail.com. Ajudarei na medida do possivel. Caso queiram assistencia juridica para cidadania italiana lá ou para ingresso nas faculdades italianas estou trabalhando com isso com grande exito. Estamos conseguindo em 5 meses a cidadania para os brasileiros lá. A hospedagem, translado… esta incluso. Espero poder te ajudado um pouco quem tem duvidas. Podem enviar emails que tento ajudar. Um abraço

  205. Li quase todos os posts, conteúdo muito rico. Como muitos aqui conto minha situação:
    Moro em SP, tenho 30 anos, formado em Desenho Industrial. Atuo na área comercial a 5 anos. Minha namorada está morando em Milão a 3 meses, estudando e estagiando. Penso na possibilidade de me mudar para lá.
    Tenho passaporte/cidadania espanhola (comun. européia) sei que no dia a dia não deve ajudar, mas…..falo inglês e espanhol com fluência…
    Estou disposto a estudar alguns meses de italiano para me preparar melhor.
    Não tenho medo de trabalho, e trabalhar é necessário seja do que for. Sei do momento de crise, é tão complicado assim conseguir um primeiro em prego em restaurantes, hotéis, comércio?
    Já estivem em Roma, Firenze a turismo. A cultura de vida e qualidade despertam muito a vontade de ir, fora o motivo principal que é estar com quem se gosta.
    Muito Obrigado!

  206. OI Martin,
    O motivo principal tem que valer muito a pena. :)
    O amor é lindo, mas o quotidiano pode ser difícil. Especialmente se você tiver dificuldades para arrumar um emprego, ou se achar um emprego que você sabe que não é para aquilo que você se preparou e depois ficar difícil sair porque as contas vencem todos os meses.
    Se vocês dois estiverem preparados para isso, boa sorte! A gente consegue sempre realizar os nossos sonhos, mas é preciso muita energia e força de vontade. Estou torcendo por vocês.
    Abs
    Barbara

  207. Olá! Encontrei esse site enquanto estava “googlando” coisas sobre a Itália, e adorei. Li todos os comentários. Já fui à Itália e passei 3 meses lá, com o visto de turista, e nesses dias que passei lá, minha tia, que tem cidadania italiana, me matriculou em um curso de italiano, oferecido pelo governo, totalmente gratuito, e eu adorei, aprendi bastante. Eu era o único brasileiro da turma, logo, eu tinha mais facilidade em aprender o idioma, já que é uma língua que descende do latim, e por isso a professora logo me avançou de turma. Depois de eu ter ido pra uma turma mais avançada, a professora me perguntou o que eu queria cursar na faculdade, como eu não sabia como falar Odontologia em italiano, eu disse que queria estudar Geografia!LOL, daí que veio a surpresa, ela me disse que depois que eu avançasse para a turma nível 3 (eu estava no nível 2), eu faria uma prova de italiano, e caso fosse aprovado, eu poderia ganhar um visto para estudar 1 ano na Itália, e talvez, eu pudesse até prolongar esse visto, dependendo do meu desempenho escolar. Enfim, depois desse resumo, és a minha pergunta, que n tem nada a ver com o que falei: Se eu me casar com uma Italiana, eu ganho imediatamente o permesso? Minha Tia (de consideração) mora na Itália, e quer que eu vá pra lá, e se for o caso, nós casaríamos, para eu poder obter o permesso e poder trabalhar. Só mais uma pergunta: Você sabe me informar como é o mercado para Dentistas na Itália?

  208. E,tão, sou casada com um italiano há 17 anos,estamos no Brasil,nesse tempo ele nunca mais voltou para Itália apesar de toda sua família ainda estar lá. Agora estamos pensando na possibilidade de morar lá definitivamente. Minha preocupação é só com minhas filhas (15 e 8 anos),a adaptação delas, mudança de escola, amigos, principalmente para a adolescente. Se alguém tiver alguma experiência sobre a adaptação de filhos nessa idade na Itália me fale. Elas estão bem assustadas com a idéia de ir morar em outro país.

  209. Olá,
    Sou professora de Língua Portuguesa, tenho 37 anos e sonho em conhecer a Itália.
    Confesso que depois que eu li alguns posts eu fiquei com medo. Estou me preparando para passar uns dias lá, vou viajar sozinha para a realização de um grande sonho. Gostaria que vc me ajudasse com informações do tipo: Como providenciar as documentações? Quais cuidados tomar durante os passeios? É necessário fazer um curso de italiano? Que lugares vale a pena que eu visite? Quais lugares não deveria visitar? Em que local poderia ficar? Onde posso encontrar informações sobre a possibilidade de fazer um mestrado na Itália?
    Claro que adoraria conhecer alguém por lá, sou apaixonada pela cultura italiana, inclusive os homens que são lindos! São mesmo assim, educados e amorosos, ou é tudo faxada?
    Aproveito para parabenizá-la pelo blog. Muito interessante!!!!

  210. Oi Suely,
    Se a idéia é fazer turismo, não existe lugar melhor do que a Itália. Aqui tem tudo: boa comida, lugares de natureza maravilhosa e única, lugares onde a mão do homem conseguiu construir coisas belíssimas. Mar, montanha, vulcão, lago, arte, história, arquitetura…

    Aproveita e dá uma olhada também no novo portal que estamos desenvolvendo especializado em hospedagem: http://hospedagem.brasilnaitalia.net

    Os cuidados a tomar durante os passeios são aqueles em qualquer lugar do mundo: evitar dar bobeira com a carteira e com objetos de valor, especialmente quando você tiver lá de boca aberta apreciando aquele cenário lindo!

    Abs

    Barbara

  211. Boa noite, estou procurando informações sobre como conseguir morar na Itália legalmente. Conheci minha namorada no Brasil enquanto ela fez intercâmbio em minha cidade, e agora ela voltou pra Itália, na região de Emilia-Romagna. Em dezembro vou pra casa dela e a princípio ficarei 1 mês na casa de seus pais. Eu sempre tive vontade de morar fora do Brasil e acho que agora é a hora. Ela vive me chamando pra morar lá, então gostaria de saber se é muito difícil conseguir a documentação necessária para morar e trabalhar legalmente aí, e se é muito difícil arrumar um emprego. Você pode me ajudar? Obrigado.

  212. Olá, interessantes as exposições de dúvidas e desejos de tantos brasileiros, que como eu, sonham em morar num lugar bonito e que funcione. Já estive várias vezes na Itália, passeando e sempre me me vem a vontade de não voltar mais para o Brasil. Acho que ainda vou rasgar a passagem de volta, quando me aposentar (meu marido já está pronto!); mas não sei se consigo parar de trabalhar (sou muito ativa aos 62, dentista e artista plástica). Estou estudando a língua e logo tratarei da cidadania, pois meu pai era italiano. Ainda pretendo voltar mais uma vez com esse propósito para decidir. Talvez uma temporada maior, 3 meses, mas de uma coisa estou certa: cidade pequena, de clima ameno a quente, tipo a costa amalfitana,
    Se servir para alguém esse comentário, acho que a gente precisa passar um tempo em experiência, um probatório. Afinal, nada na vida é definitivo.
    Boa sorte a todos!
    Em tempo: para alguns: cuidado com a própria língua: para aprender uma segunda língua é preciso primeiro saber a língua pátria.

  213. Oi Norma,
    Obrigada por compartilhar a sua opinião.
    È verdade, talvez seja melhor uma temporada breve antes da mudança definitiva, mas uma temporada já com os olhos de quem está mudando de vida e não de um turista passageiro.
    Não sei se eu moraria na Costa Amalfitana, durante o inverno deve ser um pouco deprimente, mas de abril a setembro pode ser uma boa idéia. :)
    Ah, a língua é uma questão interessante… a menos que alguém mude de país na infância, será um eterno drama manter viva as duas línguas de forma correta. Não conheço nenhum expat que fale 100% corretamente uma língua. Por isso precisa sempre continuar estudando, seja a língua mãe como a nova língua….
    Um abraço,
    Barbara

  214. Olá adorei esse site, meu sonho é conhecer a Itália, e sem parecer oportunista, mas gostaria muito de casar com um italiano, a minha origem é italiana, eu amo a cultura, a comida, tudo, mas tenho medo de chegar la e toda aquela expectativa que eu tinha do país e das pessoas for por água abaixo, e dai volto embora como saí do Brasil com uma mão na frente e outra atrás, sem emprego, sem casa, sem marido, sem nada…
    Preciso de uma luz.

  215. Olá, achei legal esse post e li quase todos os comentários do blog rsrs e se valer para alguém, aqui vai minha opinião sobre todo esse assunto. Sou tripulante de navio de cruzeiro e trabalho em companhia Italiana, então, meu contato com italianos é mto frequente e posso dizer que, como no Brasil, existem os “donos da verdade”, os “antipáticos”, os “educados” e etc., acho que em qualquer lugar do mundo existem pessoas assim, durante todo esse tempo, conheci mtos italianos que, se não fosse a língua falada, diria que era brasileiro pela receptividade, não posso negar que não existe povo como o brasileiro, as vezes o cara num ta num dia bom e sai tratando todo mundo mal, e a primeira impressão é a que fica, isso acontece também acontece quando um estrangeiro chega ao Brasil. Tenho o sonho de ir morar na Itália, conheço duas regiões da Itália e acho (não sei se estou certo) a região sul da Itália melhor para se viver do que a região norte, pode até ser a região mais “carente” da Itália, mas é também a menos orgulhosa e preconceituosa com os estrangeiros, na parte norte eles são mais arrogantes e se acham os donos do mundo, me senti mais “em casa” na região sul!

    Ah, os lugares da Itália que conheço é Veneza (Norte) e Bari (Sul). Espero ter ajudado alguém ou coisa do tipo rsrs e se eu estiver errado em algo, por favor me corrijam rsrs

    Abraço!!

Responder