Hoje vou falar sobre um prato que é super tradicional em uma área da Toscana conhecida como Mugello: tortelli di patate.

Os leitores mais assíduos do blog provavelmente já ouviram falar dessa região porque eu já dei inclusive boas razões para conhecer o Mugello e uma delas era diretamente ligada a gastronomia.

Ao contrário do que as pessoas imaginam, os pratos típicos da Toscana em geral são bastante simples e usam ingredientes considerados “pobres”. Como é o caso do famoso “tortelli di patate“, ou seja, uma massa com recheio de batatas.

Tortelli di patate, receita típica da Toscana

O tortelli di patate quadradões macios, de cor amarelada, recheados com batata cozida, queijo, alho e salsinha. O perfume é aquele da massa fresca e o sabor aquele das batatas.

os famosos "tortelli di patate" do Mugello*, uma massa típica da da Toscana
os famosos “tortelli di patate” do Mugello*, uma massa típica da da Toscana

O tortelli di patate nasce como um prato pobre: o recheio de batata é preparado com a colheita das primeiras batatas semeadas na metade do século XIX. Esse novo recheio é uma alternativa ao recheio de castanhas, um produto típico de toda a região dos apeninos.

O segredo do sucesso desse prato ainda nos dias de hoje é na massa fresca, feita em casa ou, no mínimo, preparada de forma artesanal. Uma boa pedida principalmente nos meses mais frios do ano, quando a gente precisa de mais energia e quer algo bem quentinho, saindo fumacinha.

Tortelli di patate al ragù que experimentei em restaurante no Mugello
Tortelli di patate al ragù que experimentei em restaurante no Mugello

Quando você passear no Mugello, praticamente qualquer restaurante de comida local vai ter uma opção de tortelli di patate no cardápio. Geralmente são servidos com o molho preferido pelo cliente.

As versões mais populares de molhos para acompanhar o tortelli di patate do Mugello são: al sugo (molho de tomate), al ragù (molho à bolonhesa), ai funghi (com molho à base de cogumelos) ou o mais simples burro e salvia (manteiga e sálvia).

Receita Tortelli di Patate do Mugello por chef italiano

Abaixo tem um vídeo com a receita do tortelli di patate do Mugello preparado pelo Chef Gianfranco Vissani.

O chef prepara o molho com o ragù di anatra ou seja, um molho à bolonhesa, mas feito com carne de pato.

E você, já experimentou este prato? Gostou? Conta pra gente!

* Crédito foto: divulgação

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorCorri La Vita em Florença – 13/10/2013
Próximo artigoAumenta o número de turistas brasileiros em Capri
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

8 COMENTÁRIOS

  1. Ohh com burro e Salvia é tuuudo de bom! Deu fome! Preciso andar maos pelo Mugello! Bjo

  2. Esse prato eu não conhecia. Quem sabe um dia eu não o como quando voltar à Toscana?

    Abraços,

    Maria

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here